Hortolândia volta a estar em estado de atenção

Equipe da Defesa Civil da Prefeitura monitora pontos de alagamento e orienta sobre como proceder em caso de tempestade

Hortolândia volta a estar em estado de atenção, nesta quinta-feira (30/11), em razão das fortes chuvas caídas, recentemente. O volume acumulado nas últimas 72 horas chega a 107,1 milímetros. Boletim divulgado pela Defesa Civil do Município, órgão da Secretaria de Segurança, informa que, no período que vai desta quarta-feira (29/11) até domingo (03/12), há previsão de tempestade, na região.

“[...] os dias serão marcados pela presença de Sol entre algumas nuvens, mas mesmo assim, as temperaturas sobem um pouco. Além disso, no decorrer de todos os períodos vespertinos, a soma deste calor com a entrada da umidade proveniente da Amazônia e do oceano, criam condições para pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento. Até o momento, não são esperados acumulados elevados, porém como haverá tempestade, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis, uma vez que haverá risco para transtornos”, alerta a Defesa Civil Estadual.

A fim de evitar acidentes em vias alagadas, a Defesa Civil de São Paulo anuncia uma parceria com o aplicativo Waze, que, em dias de chuvas fortes, ao traçar o itinerário solicitado já bloqueia ruas e avenidas onde há pontos de alagamento ou que vão alagar, de acordo com a previsão do tempo.

Equipes da Administração Municipal, envolvendo diversas secretarias e órgãos, estão em ação pela cidade, monitorando eventuais ocorrências. A Defesa Civil Municipal recomenda evitar a travessia de áreas alagadas, não jogar lixo nas vias públicas, não estacionar veículos embaixo de árvores e se proteger em local abrigado, caso haja queda de raio.

Confira os principais cuidados a tomar:

• Durante a tempestade e depois dela, jamais transitar em locais alagados, nem a pé, para evitar quedas, nem de carro ou de moto, pois poucos centímetros de água acumulada são suficientes para arrastar veículos;

• Outro perigo são as doenças que podem ser contraídas a partir do contato da pele com as águas das enxurradas;

• Evite jogar lixo na rua para não entupir galerias e bueiros;

• Aparelhos elétricos devem ser desligados para prevenir choques e descargas, em casos de chuvas fortes e raios.

Onde buscar ajuda

Sempre que necessário, em caso de ocorrências, a população pode chamar a Defesa Civil, pelo telefone 3897- 4058 ou 3897- 6050. Outros parceiros importantes são o Corpo de Bombeiros, que pode ser chamado pelo número 193, e a Guarda Municipal, que atende pelos números 153 ou 08000-111-580.