CEM Ronaldo Dias realiza concerto em comemoração ao Dia da Consciência Negra, nesta terça-feira (28/11)

Evento na terça-feira (28/11) terá apresentações dos grupos Turuntuntun, Vibrasax e Banda Ori

Um dos elementos mais marcantes da cultura negra é a música. A riqueza e a variedade dos ritmos afros exerceram grande influência na música brasileira. O público poderá conferir um pouco dessa diversidade sonora no concerto que a Prefeitura de Hortolândia promove na terça-feira (28/11) com os grupos Turuntuntun, Vibrasax e Banda Ori. O evento será, às 20h, no CEM (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) Ronaldo Dias, localizado na rua Vicente Palhão, 30, Jardim Santa Cândida. O concerto é comemorativo ao Dia e ao mês da Consciência Negra.

A abertura será com o Turuntuntun, um dos grupos do CEM cujos integrantes são alunos e músicos formados no próprio centro. Sob direção artística do maestro Márcio Beltrami, o Turuntuntun é um grupo de percussão com a proposta de oferecer uma formação mais completa aos músicos e explorar os diferentes instrumentos da família da percussão. O trabalho do grupo se destaca pela riqueza de ritmos e timbres.

Em seguida, o público irá apreciar o concerto do Vibrasax, outro grupo também vinculado ao CEM. Também sob direção artística do maestro Márcio Beltrami, o grupo é formado por diferentes tipos de saxofones (alto, barítono, soprano e tenor). A proposta é explorar a sonoridade do sax misturada com influências das big bands. O grupo apresenta repertório com músicas eruditas e populares.

O concerto será encerrado pela Banda Ori. Com um trabalho fortemente calcado na percussão, o grupo apresenta repertório de axé music com músicas conhecidas de artistas consagrados do gênero, como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, AraKetu, Banda Eva, Olodum, Timbalada, entre outros. Formada em Hortolândia, a Banda Ori costuma se apresentar com frequência no Espaço Gourmet Flor do Dendê, no Jardim Adelaide. Ao longo de sua carreira, o grupo também já fez apresentações em eventos e festivais na região.