Centro de Educação Musical de Hortolândia prossegue com obra de reforma

Prefeitura continua a executar serviços de troca de telhado e da fiação elétrica do prédio

Hortolândia mantém a implementação de melhorias importantes na área de Cultura. A Prefeitura prossegue com a obra de reforma do CEM (Centro de Educação Musical Municipal) Maestro Ronaldo Dias de Almeida.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o prédio continua a passar pela troca do telhado. Outro serviço executado simultaneamente é a substituição da fiação elétrica. “O trabalho de troca da fiação é de extrema importância para garantirmos a segurança dos alunos, professores e demais profissionais que trabalham no Centro de Educação Musical”, salienta o secretário adjunto de Cultura, Tim Mendes.

A previsão da Secretaria de Cultura é finalizar a obra no prazo de 40 dias. No momento, o CEM está em período de férias escolares. O início das aulas está programado para o dia 8 de fevereiro. Até que a obra seja concluída, as aulas e demais atividades do CEM serão realizadas em três espaços culturais da Prefeitura: Escola de Artes Augusto Boal e Unidade Cultural Arlindo Zadi (onde fica a sede da Secretaria de Cultura), ambos localizados no Jardim Amanda, e no Armazém das Artes, a ser inaugurado no dia 8 de fevereiro, na rua Ercilio Antonio Meira, 435, na região do Jardim Rosolém.

SEGUNDA ETAPA DA OBRA

A troca do telhado e da fiação elétrica do CEM é a primeira etapa da obra planejada pela Prefeitura de Hortolândia. A obra do órgão foi uma das ações divulgadas no lançamento do PVAL (Plano de Valorização do Artista Local), em dezembro do ano passado.

O secretário adjunto de Cultura Tim Mendes ressalta que a primeira etapa é fundamental para a realização da segunda etapa. Após as trocas do telhado e da fiação elétrica, a segunda fase da obra do CEM contemplará a construção de um novo espaço e a ampliação de uma sala. Nessa etapa também serão executados os serviços de isolamento e tratamento acústico e de climatização das salas do CEM. De acordo com a Secretaria de Cultura, a previsão é iniciar a segunda etapa após o término da troca do telhado e da fiação elétrica.

A obra do CEM ainda deverá ter uma terceira etapa, na qual haverá a construção de um teatro ao lado do prédio do órgão. A Prefeitura já está em tratativas com o Ministério da Cultura para a obtenção dos recursos necessários para executar a terceira fase da obra.

CEM RONALDO DIAS

O Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia foi criado pela Lei Municipal nº188, de 1º de junho de 1994. A mesma lei também determinou a criação da Banda Municipal. Atualmente, o centro tem 230 alunos e oferece 15 cursos (clarineta, eufônio, fagote, flauta, Musicalização, Núcleo de percussão erudita, Núcleo de percussão popular, Núcleo de práticas coletivas, oboé, saxofone, Teoria musical, trombone, trompa, trompete e tuba).

Além da Banda Municipal, o centro tem outros grupos, cujos integrantes são alunos e músicos que se formaram no próprio centro. Os demais grupos do CEM são Da Campana Pra Fora (formado por instrumentos da família metais), Madeira Brasil (clarinetas), Sopro de Prata (flautas), Vibrasax (saxofones), Turuntuntun (instrumentos de percussão), Nova Banda Jovem e Coral Jovem.

Em março de 2022, o CEM passou a ser denominado Maestro Ronaldo Dias de Almeida, em homanagem ao maestro que atuou no centro. Desde maio de 2023, a gestão do CEM é feita pela OSC (Organização da Sociedade Civil) Central do Rock.