População deve limpar quintal para evitar Aedes aegypti

Prefeitura continua com busca e eliminação de criadouros do mosquito; nesta semana as regiões do Jd. Santa Emília e Vila Real recebem a ação

Neste momento de calor intenso, aumenta a possibilidade de ocorrerem chuvas intensas. Por isso, a população deve ficar atenta com o quintal e as áreas externas das suas casas. É importante evitar deixar nesses locais objetos que possam acumular a água da chuva, como garrafas PET, embalagens plásticas, pneus velhos, entre outros. Água parada favorece a reprodução do Aedes aegypti. A Prefeitura de Hortolândia também continua a fazer a parte dela para eliminar o mosquito com a ação casa a casa em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre os bairros Jardim Santa Emília e Vila Real. A ação é realizada em áreas onde houve casos positivos de Dengue.

Um simples potinho plástico esquecido no quintal que ficou cheio com água da chuva pode servir para abrigar os ovos depositados pela fêmea do Aedes aegypti. Os ovos se transformarão em mais mosquitos. “Por isso, reforçamos a importância da população verificar constantemente a situação dos seus quintais”, alerta o veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso. Após a chuva, é importante também os moradores se atentarem com a formação de poças e eliminá-las.

A Prefeitura reforça que a população deve fazer o descarte correto de garrafas PET, embalagens plásticas, pneus velhos, entre outros objetos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) do município. A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

CASA A CASA

A ação casa a casa consiste em visitas dos agentes da UVZ a imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, os agentes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ solicita que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Os agentes do órgão não solicitam dados bancários ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para fazer a busca ativa e a eliminação de criadouros. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

PROCURAR UBS

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, e com isso possibilitar que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

De acordo com a UVZ, o município registra neste ano 3.648 casos notificados de Dengue, dos quais 1.072 positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são 15 casos notificados, sendo nenhum positivo e nenhum óbito. Neste ano, Hortolândia registra apenas um caso notificado de Zika, cujo resultado foi negativo.