População deve ficar atenta: calor favorece reprodução do Aedes aegypti

Nesta semana, a Prefeitura realiza ação casa a casa nas regiões do Jd. Santa Emília e Jd. Novo Ângulo

A onda de calor intenso que toma conta do Brasil traz riscos à saúde. As altas temperaturas também favorecem a reprodução do Aedes aegypti. Por isso, é importante que a população mantenha os cuidados contra o mosquito. Por sua vez, a Prefeitura de Hortolândia também segue com o combate ao inseto por meio da ação casa a casa. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) percorre as regiões do Jardim Santa Emília e Jardim Novo Ângulo. A ação é realizada em áreas onde houve casos positivos de Dengue.

A ação casa a casa consiste em visitas dos agentes do órgão a imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, os agentes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ solicita que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Os agentes do órgão não solicitam dados bancários ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para fazer a busca ativa e a eliminação de criadouros. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

ÁGUA PARADA

O veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, salienta que o calor intenso causa o aumento da proliferação do Aedes aegypti. “E com as temperaturas altas que têm sido registradas, aumenta também a probabilidade de ocorrerem chuvas fortes. Por isso, os moradores devem sempre averiguar os quintais e as áreas externas de suas casas para evitar a formação de criadouros do Aedes”, alerta o veterinário.

Vale reforçar que a água parada é a condição que favorece a fêmea depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos. Por isso, os moradores devem estar atentos e recolher objetos e materiais como garrafas PET, embalagens plásticas, pneus velhos, entre outros, que possam acumular água parada, principalmente após a ocorrência de chuvas. Esses materiais devem ser descartados de forma correta nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) do município. A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

SINTOMAS

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, e com isso possibilitar que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

De acordo com a UVZ, o município registra neste ano 3.597 casos notificados de Dengue, dos quais 1.068 positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são 15 casos notificados, sendo nenhum positivo e nenhum óbito. Neste ano, o município registra um caso notificado de Zika, cujo resultado deu negativo.