Hortolândia participa da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social

Encontro definirá delegados que representarão a cidade na Conferência Nacional em Brasília, em dezembro deste ano

A Prefeitura de Hortolândia encerra, nesta quinta-feira (09/11), sua participação na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social. Promovida pelo Conseas (Conselho Estadual de Assistência Social), neste ano, em Sumaré, a conferência realizada entre os entre esta terça e quinta-feira reuniu cerca de 2 mil delegados representantes das 26 DRADS (Diretorias Regionais de Assistência Social) vinculadas à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Hortolândia é representada no encontro por técnicos de unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

A edição deste ano da Conferência Estadual de Assistência Social tem como tema “Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Durante a conferência, coordenadores, assistentes sociais, diretores departamentais e usuários dos serviços assistenciais debateram temas divididos sob cinco eixos: Financiamento, Controle Social, Articulação entre segmentos, Serviços, programas e projetos e o eixo Transparência de renda. Além de verificar, propor, conferir e deliberar as proposições de políticas públicas, a conferência estadual teve por objetivo selecionar os delegados representantes de cada DRADS para a etapa nacional, que será realizada em Brasília, entre os dias 05 e 08 de dezembro deste ano.

Durante a 13ª Conferência Estadual, foram apresentados temas como o financiamento de serviços e benefícios socioassistenciais no SUAS, qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas, paridade entre governo e sociedade civil, universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS e a importância do direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do Sistema Único de Assistência Social. Todos os temas foram debatidos previamente durante a Conferência Municipal de Assistência Social de Hortolândia, promovida pela Prefeitura em julho deste ano.

Representaram a Prefeitura de Hortolândia na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social o diretor do Departamento de Inclusão Produtiva da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Amarantino Jesus de Oliveira, o “Tino”, a assessora departamental, Elielza Nascimento, a coordenadora do CRAS Jd. Brasil, Duscinélia de Souza Oliveira, os assistentes sociais Luis Alexandre Rangel e Jane Cristini Freitas e a inscrita no CRAS do Jd. Primavera, Solange Pereira Cardozo.