Masterclass mostra influência do atabaque e da música afro na cultura brasileira

A atividade realizada pela Prefeitura será nesta sexta-feira (10/11) no CEM Ronaldo Dias

A música afro-brasileira é calcada fortemente na percussão. E o instrumento musical afro mais característico é um tambor chamado atabaque. Esse instrumento é o tema da masterclass que a Prefeitura de Hortolândia realiza nesta sexta-feira (10/11). Intitulada “Atabaque – a musicalidade afro-brasileira e sua contribuição”, a atividade acontece, às 19h, no CEM (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) Ronaldo Dias, localizado na rua Vicente Palhão, 30, Jardim Santa Cândida. Para participar, é necessário fazer inscrição por meio deste LINK. Podem se inscrever estudantes, músicos e apreciadores do tema.

A masterclass abordará a história dos ritmos musicais afro e sua contribuição e influência na música brasileira. Haverá ainda discussão sobre a importância da cultura ancestral afro na prática musical. Os participantes também aprenderão sobre estruturas e células rítmicas da música afro.

A masterclass será ministrada pelo músico Rodrigo Alves, que tem mais de 20 anos de atuação em diversos gêneros musicais, como samba e rap. Alves é mestre percussionista e instrutor do grupo de dança e percussão Oju Obá, vinculado à associação Ponto de Encontro Caminhos. O músico é também integrante da banda Ori, que trabalha com ritmos afrobaianos, com várias apresentações já feitas em Hortolândia e na região.