Escritora Maria Vilani é a convidada da Parada Poética desta segunda-feira (06/11)

Evento terá início às 19h, na Estação Jacuba

A poesia e a prosa manifestadas em trechos literários de autores renomados e de escritores autorais. Essa é a proposta da “Parada Poética”, evento que será promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, nesta segunda-feira (06/11). A atividade cultural gratuita e aberta ao público com 16 anos ou mais tem início às 19h, no Museu Municipal de Hortolândia Estação Jacuba, localizado na Rua Rosa Maestrello, 2, na Vila São Francisco.

O sarau “Parada Poética” foi criado em 2013, pelo poeta, mestre de cerimônia e rapper Renan Inquérito. A proposta do evento é estimular a prática da leitura e da composição literária em pessoas de diferentes idades. Para participar do evento cultural, os interessados devem apenas comparecer ao espaço da antiga Estação Jacuba. No local, os entusiastas da Literatura terão a oportunidade de declamar trechos de autores renomados no cenário nacional e internacional, assim como compartilhar textos autorais. Além das narrativas, poesias e construções literárias, os participantes poderão prestigiar o talento do DJ Viny e seu toca-discos. O Museu Estação Jacuba também conta com uma área de alimentação com food trucks.

Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo. A primeira edição do sarau, em parceria com a Secretaria de Cultura de Hortolândia, aconteceu em março de 2022. Desde então, o evento já recebeu artistas renomados, como Lirinha, líder do grupo Cordel do Fogo Encantado, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, entre outros.

Conheça Maria Vilani

Maria Vilani iniciou sua jornada como escritora em 1991, quando publicou o livro “Cinco Contos sem Desconto e de Quebra Dois Poemas”. Desde então, a escritora, natural do Ceará, coleciona trabalhos autorais no âmbito da Literatura nacional. Já são seis livros publicados, além de ter participado em oito coletâneas. Maria Vilani é também idealizadora de alguns projetos culturais, como o Movimento pela Cidadania Artística da Periferia, Rodas de Construção do Conhecimento, Ateliê de Escrita e do CAPSArtes (Centro de Arte e Promoção Social), entre outros. Atualmente, a autora, que possui pós-graduação em Filosofia Clínica, Língua, Literatura e Semiótica e Psicopedagogia, se dedica à curadoria do CAPSArtes e ao lançamento do seu primeiro romance, o livro “Memórias de Maria e um Pouquinho de Mim”.

Parada Poética, com Maria Vilani

Data: segunda-feira, 06 de novembro

Horário: 19h

Local: Museu de Hortolândia Estação Jacuba, Rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco