CESM orienta mulheres sobre autocuidado em atividade pelo “Outubro Rosa”

Encontro organizado pela Prefeitura de Hortolândia estimulou a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis

Mulheres atendidas pelo CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher) participaram, nesta terça-feira (17/10), de uma palestra sobre a prevenção do câncer da mama. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Hortolândia por meio da Secretaria de Saúde. Durante a atividade, que integra o cronograma municipal em virtude da campanha “Outubro Rosa”, as mulheres ouviram orientações, aprenderam sobre a importância do autocuidado e praticaram exercícios físicos.

Com o tema “Outubro Rosa – Se cuidar é um ato de amor”, os profissionais da saúde do CESM de Hortolândia apresentaram, de forma descontraída, dicas práticas para a realização do autoexame. A palestra também contou com uma dinâmica em grupo, ministrada pela servidora da Secretaria de Esportes, Talita Castro. A partir de exercícios de mobilidade e de alongamentos típicos da coreografia Zumba, a educadora física incentivou a prática de exercícios físicos entre as pacientes. O encontro também foi uma ótima oportunidade para as mulheres receberem orientações sobre alimentação saudável, cuidados com a saúde mental, métodos de contraceptivos e formas de elevar a autoestima.

A diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, exalta o caráter holístico da campanha. “A campanha ‘Outubro Rosa’, dentro da perspectiva da saúde, trabalha temas como a importância do autocuidado e a incorporação de hábitos mais saudáveis, como se alimentar melhor e praticar exercícios físicos regularmente. A mudança de comportamentos para o cultivo de uma melhor qualidade de vida colabora para a prevenção do câncer de mama. Pensando nisso, é importante que as mulheres façam uso dos equipamentos públicos disponibilizados pela Prefeitura, não só os da área de saúde, mas também os serviços ofertados pelas Secretarias de Esporte, Cultura, entre outros”, complementa Fátima Gomes.

A moradora do Jd. Nova América, Rosilda Genovez, conheceu a campanha “Outubro Rosa” em uma das consultas que realiza regularmente no CESM de Hortolândia. A paciente destaca os benefícios de receber orientações dos profissionais da saúde. “Essa palestra foi muito boa, porque nos apresentou dicas de autocuidado. Como eu já tive histórico na família de câncer de mama, eu me preocupo muito em cuidar da minha saúde. Eu acho muito importante esse tipo de orientação”

A enfermeira do CESM de Hortolândia, Talita Gabriele Domingues Herculano, explica o propósito da palestra. “Esse encontro teve por objetivo orientar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, destacando a importância da mamografia, dos exames anuais, como ultrassom e mamografia, das consultas médicas e do autoconhecimento. É muito importante capacitar essas mulheres para identificar o câncer e eventuais alterações no corpo já na fase inicial, para possibilitar um tratamento mais efetivo, com maiores chances de cura”, explica Talita Gabriele.

A campanha “Outubro Rosa” foi organizada pela Prefeitura de Hortolândia com a finalidade de  conscientizar mulheres de todas as regiões da cidade sobre a temática do câncer de mama. Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde promove ações de conscientização e prevenção do câncer de mama por meio de palestras, rodas de conversas e dinâmicas de grupos sobre métodos de prevenção. A campanha também promove exames de Papanicolau e agendamento de avaliações clínicas das mamas. Neste ano, a campanha apresenta o tema “Juntas Plantando Esperança – Cada Passo, Um  Recomeço”.

Consulte a programação completa da campanha “Outubro Rosa” nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) clicando neste LINK.