Pré-Conferência Municipal de Juventude mobiliza jovens de Hortolândia

Dividida em quatro eixos temáticos, encontros antecedem a 2ª Conferência Municipal de Juventude, programada para o dia 28 de setembro

O segmento das Políticas Públicas para Juventude do Departamento dos Direitos Humanos, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, iniciou, nessa terça-feira (19/09), a pré-Conferência Municipal de Juventude. Realizada sob quatro eixos temáticos, a pré-conferência reuniu, nos três primeiros encontros, aproximadamente 350 jovens para o debate acerca da promoção dos direitos para a juventude. Nessa terça-feira, a ETEC Hortolândia, no Remanso Campineiro, e o Instituto Federal, na Vila São Pedro, foram as unidades que sediaram os primeiros eixos. Já nesta quarta-feira (20/09), o encontro foi promovido na Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia. A quarta e última pré-conferência deve acontecer nesta sexta-feira (22/09), às 10h, na E.E. Priscila Fernandes da Rocha, localizada na Rua Dante Oliveira, no Jd. Amanda I.

Sob o tema “Reconstruir no presente, construir no futuro”, a pré-Conferência Municipal de Juventude tem por objetivo fomentar o debate para otimização de Políticas Públicas voltadas ao segmento. Para tanto, os encontros foram divididos em quatro eixos temáticos. Enquanto no primeiro e segundo eixos foram discutidos temas relativos ao desenvolvimento socioeconômico dos jovens e à garantia de direitos básicos, no terceiro e quatro eixos o cerne principal se concentrou nas questões da participação cidadã e na promoção do bem-estar.

O assessor departamental do segmento das Políticas Públicas do Departamento dos Direitos Humanos, Daniel Anselmo, participou, em 2015, da 1ª Conferência Municipal de Juventude realizada em Hortolândia. Ele traça um recorte temporal entre as duas conferências, destacando a participação ativa da juventude. “Durante esses três primeiros eixos, nós percebemos que os jovens estão muito antenados sobre os assuntos relativos às Políticas Públicas. Os jovens têm participado dos debates, propondo ações públicas que façam sentido para o segmento e para a cidade. Isso demonstra o quanto o debate político amadureceu entre o público jovem.

Analisando o saldo positivo nesses primeiros encontros, a previsão é que, no dia 28 de setembro, durante a 2ª Conferência Municipal de Juventude, o debate seja de alto valor de conhecimento para todos os participantes”, conclui Anselmo.

À luz das garantias constitucionais para promoção dos direitos básicos e para defesa do princípio da dignidade da pessoa humana, a pré-Conferência Municipal de Juventude versou sobre temas como cidadania, participação social, representação juvenil, segurança pública, acesso à justiça, sustentabilidade e meio ambiente. Os participantes puderam discutir Políticas Públicas referentes ao Direito à Educação, Saúde, Cultura, Desporto e Lazer e Trabalho, entre outros.

Participe do último encontro da pré-Conferência Municipal de Juventude

Local: E.E. Priscila Fernandes da Rocha