Alunos do curso de açougueiro se formam, nesta terça-feira (12/09)

Formação profissionalizante foi ofertada gratuitamente pelo Fundo Social de Hortolândia

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, realiza, às 15h desta terça-feira (12/09), a formatura do curso de açougueiro, ofertado gratuitamente em parceria com a rede de supermercados São Vicente. Ao todo, 30 alunos receberão certificação pela formação no curso (20 para moradores de Hortolândia e 10 para residentes em Sumaré). A cerimônia de entrega dos certificados acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Hortolândia, localizado na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Pq. Gabriel.

Dividido em módulos teóricos e práticos, o curso de açougueiro teve duração de duas semanas, com aulas realizadas no período da manhã, das 8h às 12h. Durante a formação, os alunos aprenderam conceitos sobre práticas de higiene no ambiente de trabalho, segurança alimentar, identificação e classificação de carnes, métodos de conservação e armazenamento, além de desenvolverem habilidades de venda, atendimento ao cliente e apresentação dos produtos de açougue. Nas aulas práticas, ministradas na unidade do Supermercados São Vicente em Hortolândia, os participantes do curso aprenderam técnicas para a operação de máquinas e equipamentos utilizados nos cortes bovinos, suínos e de aves. Depois de formados, os alunos ficarão aptos para atuarem como açougueiros em estabelecimentos comerciais, atendendo às normas e procedimentos técnicos de qualidade, higiene e saúde da profissão.

Além do curso de formação de açougueiro, o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia iniciou, nesta semana, as inscrições para o curso de artesanato do tipo patch aplique. Neste ano, o Fundo Social já ofertou, em parceria com entidades e empresas da cidade, cursos nas áreas de empreendedorismo, desenvolvimento de games, manicure e pedicure, artesanato do tipo patchwork em feltro e educação financeira para mulheres.