Após quatro dias de blitz, Operação Divisa divulga balanço de fiscalização

Ação da PM, apoiada pela Prefeitura, teve veículos apreendidos, condutores presos e procurados capturados

Após quatro dias de fiscalização, a Operação Divisa, promovida pela Polícia Militar de São Paulo, em parceria com a Prefeitura, divulgou, nesta sexta-feira (01/09), balanço das atividades realizadas em Hortolândia. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, neste período, 308 veículos foram vistoriados (217 motos e 91 automóveis), sendo que 20 deles acabaram recolhidos (14 motos e seis automóveis) e dois condutores, presos. Além disso, seis pessoas procuradas pela Polícia foram capturadas e 59 multas de trânsito emitidas.

A operação de saturação e bloqueio, nas principais vias da cidade, onde há intenso tráfego de veículos, buscou combater diversos crimes, dentre eles roubo e furto de veículos, como o de motocicletas provenientes de leilões ou em situação irregular. Os agentes públicos de segurança contaram com a participação do helicóptero Águia, da Força Tática, da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) e da Central de Monitoramento de Hortolândia.

Segundo a GM (Guarda Municipal), logo no primeiro dia, em uma das autuações, os guardas municipais e os policiais militares recolheram um veículo sem licenciamento que contabilizava 302 infrações de trânsito; já no último dia, foram capturadas quatro pessoas procuradas pela Polícia.

As polícias Civil e Militar, os Bombeiros e a Guarda Municipal, forças de segurança que atuam diariamente de forma conjunta em nosso município, visam ao enfrentamento à criminalidade e à proteção de nossos munícipes. A realização de operações integradas, como foi a Divisa, fortalece o comprometimento no enfrentamento da violência e criminalidade em nossa cidade”, afirma o secretário de Segurança Joldemar Nunes Corrêa, o Dr. Jold.

“A segurança pública é uma das nossas prioridades. Além de bloqueios pelos principais corredores viários do município, a partir de setembro, a PM estará 24 horas por dia junto com a Guarda Municipal, em nossa Central Integrada de Monitoramento. Essa união de esforços é fundamental para que possamos fazer um cerco contra a violência. Uma Cidade Inteligente se faz com uma segurança forte e eficaz e o uso de tecnologia vem ao encontro desse trabalho. Possuímos todas as condições de aumentar ainda mais a eficácia da segurança, em busca de uma cidade muito mais tranquila para todos”, avaliou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

Central Integrada de Monitoramento de Hortolândia

A Central Integrada de Monitoramento de Hortolândia, inaugurada em dezembro de 2022, é um sistema modernizado de aparelhos que compõem a “muralha digital” de segurança do município. O espaço, aberto 24 horas por dia, sete dias por semana, está localizado no Remanso Campineiro e conta com um imenso telão, por meio do qual agentes da Segurança Pública e Mobilidade Pública monitoram o trânsito e as ocorrências na cidade.

Por meio da tecnologia que integra 37 pontos de câmeras com sistema OCR (Optical Character Recognition), é possível identificar placas de veículos furtados ou roubados. Essas câmeras funcionam como uma espécie de “scanner”, pois são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, à Central de Monitoramento.

O sistema inteligente de monitoramento é composto, ainda, por 22 pontos de PTZ (Pan/Til/Zoom), câmeras giratórias capazes de atingir uma visão de praticamente 360°. Além disso, elas são capazes de realizar um zoom óptico de até 1 km com nitidez. Toda a fiscalização acontece com 84 faixas de rolamento monitoradas em toda a cidade.

Confira os números do Balanço da Operação Divisa

CPI/9 - 48° BPM/I-Hortolândia/SP e Guarda Municipal de Hortolândia