Certificado de Dispensa físico precisa ser trocado pelo digital, orienta Junta Militar de Hortolândia

Sem o CDI digital, cidadãos podem ter dificuldade para obter o passaporte ou outros documentos públicos

Moradores de Hortolândia do sexo masculino que têm o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação) somente em papel precisarão substitui-lo, o mais breve possível, pela versão digital. A substituição dos documentos físicos, manualmente assinados até o ano de 2019, é necessária para viabilizar a obtenção de passaporte e outros documentos públicos brasileiros. A recomendação é feita pela 178a JSM (Junta do Serviço Militar), vinculada à Secretaria de Segurança da Prefeitura.

Ainda segundo a JSM de Hortolândia, os CDIs digitalmente assinados serão guardados no portal gov.br, de responsabilidade do Governo Federal, onde também estão armazenados diversos documentos digitais públicos de usuários brasileiros, como carteiras de vacinação, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Declaração do Importo de Renda, por exemplo. Conforme explica o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Corrêa, o Dr. Jold, a atualização regulariza o Certificado Militar no portal federal, habilitando o cidadão junto aos órgãos governamentais para a obtenção de documentos importantes.

Para substituir o documento, é necessário ir até a Junta Militar, levando carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de endereço e o CDI assinado manualmente. Além disso, é preciso pagar uma taxa de R$ 5,82.

A Junta Militar de Hortolândia funciona no prédio do HORTOFÁCIL, central de serviços municipais localizada na Rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

O alerta com relação à substituição do CDI foi dado, após Visita de Orientação Técnica, realizada na Junta Militar, nesta segunda-feira (21/08), pelos 1os tenentes, Flávio Lisboa Afonso e Paulino Santos, Delegados Mobilizadores do PRM (Posto de Recrutamento e Mobilização) 02/001 – Sorocaba/SP. Estas visitas buscam orientar, fiscalizar, atualizar e padronizar procedimentos, aprimorando o atendimento ao cidadão.