"Agosto Lilás" promove panfletagem no Jd. Amanda, em Hortolândia

Departamento da Mulher distribuiu cerca de 3 mil panfletos informativos em alusão à campanha

O Departamento da Mulher, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, realizou, nesse domingo (20/08), uma panfletagem na Av. Tarsila do Amaral, no Jd. Amanda. Durante a ação, que compõe o calendário de atividades da campanha “Agosto Lilás”, a equipe do Departamento da Mulher distribuiu panfletos e exibiu cartazes a pedestres e motoristas que passaram pela feira livre organizada no bairro. Idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda também participaram da atividade. A campanha “Agosto Lilás” tem por objetivo conscientizar, prevenir, e combater a violência contra a mulher.

Em alusão à lei federal Maria da Penha, que estipula punições a atos de violência doméstica contra a mulher, a ação desse domingo teve início pela manhã, com a abertura da feira livre organizada semanalmente no bairro. Sob o mote “Maria da Penha vai à feira”, a equipe do Departamento da Mulher distribuiu panfletos informativos, abordou o público e ouviu depoimentos de mulheres que passaram pelo local. Dos cartazes com a mensagem “Hortolândia pelo fim da violência contra a mulher”, escrita em letras garrafais, aos panfletos informativos sobre a rede municipal de apoio e acolhimentos às mulheres, o órgão vinculado à Secretaria de Governo estima ter abordado, nesse domingo, 3 mil pessoas.

Para a diretora do Departamento da Mulher, Josefa Teixeira, a ação desse domingo está alinhada com o objetivo do órgão em repercutir a campanha “Agosto Lilás” em vários espaços públicos da cidade. “Quando realizamos esse tipo de ação nas vias públicas, buscamos atingir aquele público que, muitas das vezes, não tem acesso às informações, que está ocupado, durante a semana, com o trabalho. Além de atingir um público diversificado, esse tipo de ação, quando realizada em uma feira livre como a do Jd. Amanda, ganha outra proporção, já que muitos desses feirantes circulam em várias cidades, atuando como multiplicadores da mensagem que queremos passar. Com essa panfletagem, buscamos sensibilizar feirantes e a comunidade local sobre as políticas de proteção e os meios de efetivar as denúncias. Por isso, distribuímos panfletos com telefones da rede de apoio às mulheres”, completa Josefa, ao mencionar outras ações, entre palestras e rodas de conversas, realizadas em unidades de saúde, escolas e outros espaços públicos da cidade desde o início do mês.

Por meio das 70 ações programadas para a campanha “Agosto Lilás”, o Departamento da Mulher espera alcançar e sensibilizar, no município, cerca de 10 mil pessoas até o final do mês. Em visita a escolas, unidades de saúde, entre outros prédios públicos, o órgão já realizou rodas de conversas e palestras sob o tema “Vire a página, e escreva uma nova história”. A campanha também sensibilizou os servidores públicos municipais, ao promover, no dia 07 de agosto, o “Dia D” da campanha, no Paço Municipal “Palácio das Águas”. Neste domingo, 26 de agosto, a Prefeitura de Hortolândia apoiará a carreata organizada pelas PLPs (Promotoras Legais Populares).

Idosos de Hortolândia encenam peça teatral com o tema “Agosto Lilás”

Idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso participaram, nesta segunda-feira (21/08), de uma apresentação de teatro em virtude da campanha “Agosto Lilás”. A encenação retratou a vida de uma mulher que sofria violência doméstica. A encenação realizada pelo grupo de teatro do CCMI explorou os tipos de violência mais comuns no âmbito domiciliar, como a física, a psicológica e a moral, que cerceiam a autoestima e a liberdade da mulher. Na peça, a personagem principal toma conhecimento da violência a que está sujeita, por interferência do irmão. A peça contou com a colaboração da Secretaria de Segurança por meio da participação de guardas municipais, que encenaram uma abordagem e prisão do marido denunciado por violência doméstica. A direção da peça foi realizada pela idosa cadastrada no órgão, Maria Tereza de Souza.

Consulte a programação completa da Campanha “Agosto Lilás” clicando neste LINK.