Hortolândia receberá projeto executivo de viaduto da Rumo na próxima semana, anuncia prefeito

Anúncio foi feito durante evento de entrega da obra de revitalização do Centro Poliesportivo Nélson Cancian, na manhã desta quinta-feira (10/08)

O sonho da construção do viaduto sobre a linha férrea na Vila Real, em Hortolândia, está um pouco mais perto de ser realizado. Em uma semana, a Prefeitura espera receber da Rumo Logística, concessionária que administra a malha ferroviária que corta o município, o projeto executivo da obra. O anúncio à comunidade local foi feito pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, na manhã desta quinta-feira (10/08), durante a cerimônia de entrega da primeira etapa da reforma e da revitalização do Centro Poliesportivo “Nélson Cancian”.

“Assim que aprovarmos o projeto, em seguida entra no processo de desocupação para poder iniciar a obra. Já fizemos algumas estruturas necessárias para a construção do viaduto, que era obrigação da Prefeitura. Tem ainda uma rotatória a ser feita, que está dentro do projeto, e já está licitada também”, afirmou Zezé Gomes, animado ao falar das benfeitorias realizadas e também previstas para a região, cortada pela linha férrea.

A obra é muito aguardada na cidade, pois evitará acidentes no trecho da passagem em nível (local onde a ferrovia se encontra com a rodovia ou com uma passagem de pedestres). Segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana, apresentados por Zezé, o trecho recebe cerca de 24 mil veículos por dia. “A construção do viaduto possui uma importância gigantesca para o desenvolvimento de toda essa grande região. Lembro ainda que com as obras de construção, faremos a duplicação da Avenida Santana e a nossa meta é retirar o terminal de ônibus da Santana para que o fluxo possa ser linear. Estamos trabalhando nisso e em breve teremos novidades”, afirmou ele, em reunião com representantes da Rumo, em março passado.

Do lado de cima da linha

Durante o evento, o prefeito ressaltou a atenção dada pela Prefeitura às regiões localizadas acima da linha férrea, como a da Vila Real e Nova Hortolândia e, também, a região do Novo Ângulo. “Hoje, posso dizer que a Prefeitura atravessou a linha. Com o projeto de cidade inteligente e sustentável, trabalhamos para que o desenvolvimento econômico e social ocorra de maneira equilibrada”, disse, ao lembrar obras como a duplicação da avenida São Francisco de Assis, a revitalização da avenida Thereza Ana Ceccon Breda, e a implantação de portais nessas avenidas. Zezé Gomes lembrou ainda que a construção do Superviário ligou as regiões da Vila Real com a do Novo Ângulo e que entre estas duas regiões está em fase de conclusão o novo Paço Municipal, que será considerado um dos mais modernos do Brasil.