Jd. São Bento recebe sinalização, em Hortolândia

Sinalizações em vias públicas beneficiam a visibilidade dos motoristas e facilitam a travessia de pedestres

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta terça-feira (08/08), intervenções para sinalização horizontal do solo e implantação de redutores de velocidade, no Jd. São Bento. Além da pintura de sinalização nas ruas Carmem Miranda e Ciro Monteiro, a equipe de implantação viária da Secretaria de Mobilidade Urbana também instalou lombadas redutoras de velocidade na Rua Dalva de Oliveira e na Rua Orlando Silva.

Entre os trabalhos de sinalização realizadas no bairro, estão as pinturas de linhas duplas amarelas e da legenda “Pare”, nas vias, além das implantações de duas lombadas. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação em ruas residenciais beneficia, principalmente, a visibilidade do motorista para informar que as vias são de "mão dupla", com dois sentidos para o tráfego e, também, aos pedestres, facilitando a travessia e o deslocamento. Desde o início deste ano, mais de 18 mil quilômetros quadrados de sinalização de solo já foram implantados ou repintados.

Desenvolvimento da "Cidade Inteligente"

Para garantir a segurança e evitar acidentes, além das diversas ações da Prefeitura, entre elas, a sinalização, a "muralha digital" é uma das principais aliadas nas ruas e avenidas. Toda a fiscalização acontece com 84 faixas de rolamento monitoradas em toda a cidade por meio do sistema PTZ (Pan/Til/Zoom), câmaras com capacidade giratória de 360º. Além do sistema PTZ, os 37 pontos de câmeras com sistema OCR (Optical Character Recognition) reconhecem placas e características de veículos. Neste caso, os equipamentos auxiliam as forças de segurança, identificando veículos furtados e roubados. Essas câmeras funcionam como uma espécie de scanner, pois são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, à Central de Monitoramento.