Monitoramento por câmeras feito pela Prefeitura leva a apreensão de mais um veículo roubado

Tecnologia auxilia GM a tornar Hortolândia mais segura

Com o auxílio do sistema OCR (Optical Character Recognition), que reconhece placas e características de veículos, a GM (Guarda Municipal) de Hortolândia avistou um veículo roubado em Campinas, que circulava, na noite deste domingo (06/08), pelas ruas da cidade, na região do Boa Esperança. O monitoramento feito no Controle Operacional da GM alertou as equipes em patrulhamento, que conseguiram cercar o veículo e deter os ocupantes.

O casal foi conduzido ao plantão policial para registro do flagrante. Avisado, o proprietário do veículo também compareceu ao local para restituição do bem. De janeiro até hoje, segundo a Secretaria de Segurança, foram registrados 71 BOs (Boletins de Ocorrência) da Guarda Municipal de diversas naturezas, tais como roubo, receptação, recaptura de preso, averiguações de fatos criminosos, além de veículos furtados ou roubados que foram recuperados, estes no total de 13 ocorrências. Todas elas geradas por causa da OCR.

O secretário Joldemar Nunes Corrêa, o Dr. Jold, explica como funciona o sistema: “Quando a vítima tem o veículo furtado ou roubado, liga nos telefones da Guarda Municipal 153 ou 08000 111 580 e nós cadastramos a placa. Assim que o veículo passa por um dos nossos pontos de monitoramento, soa um alarme e passamos a acompanhá-lo, direcionando a viatura mais próxima para a abordagem”, informa o gestor.

Atualmente, há 37 pontos de câmeras com sistema OCR, em Hortolândia. Os equipamentos auxiliam as forças de segurança, identificando veículos furtados e roubados. Essas câmeras funcionam como uma espécie de scanner, pois são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, à Central de Monitoramento.

Além deste sistema, Hortolândia conta com uma Central de Monitoramento da Prefeitura, que é alimentada por 22 pontos de PTZ (Pan/Til/Zoom). Estas câmeras giratórias são capazes de atingir uma visão de praticamente 360°, formando o que os técnicos chamam de “muralha digital e inteligente”. Elas realizam zoom óptico de até 1 km com nitidez. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, deste modo é possível detectar infrações no interior do veículo, como por exemplo, o uso do telefone celular na direção e a não utilização do cinto de segurança. No caso de motocicletas, observam a falta de capacete, as conversões proibidas ou a condução perigosa (empinando a moto).

Toda a fiscalização acontece com 84 faixas de rolamento monitoradas em toda a cidade.