Prefeitura de Hortolândia implanta lombadas e sinalização nas imediações de escola do Jd. Amanda

Mobilidade Urbana de Hortolândia implantou mais de 18 mil quilômetros quadrados de sinalização de solo, desde o início do ano

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta terça-feira (01/08), obras para sinalização viária e instalação de redutores de velocidades em vias do Jd. Amanda. Os trabalhos foram executados pela equipe de sinalização da Secretaria de Mobilidade Urbana. Além de dois redutores instalados na Rua Augusto dos Anjos, entre o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) e a pista de skate, o bairro também recebeu sinalizações de trânsito nas vias que dão acesso à EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Jd. Amanda CAIC.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a implantação de sinalização no perímetro escolar garante maior segurança à travessia e deslocamento dos estudantes, já que informa aos motoristas que trafegam na região sobre os limites de velocidade, assim como a existência de vias de “mão dupla”. Ao todo, foram instaladas quatro placas sustentadas em poste próprio, além de outras treze placas sinalizadoras com as indicações “Pare”, “Faixa de Pedestre”, “Sentido Proibido” e “Lombada”.  No cruzamento entre as Ruas Augusto dos Anjos com a Origines Lessa e a Graciliano Ramos, no acesso à EMEF CAIC, a equipe de sinalização realizou a pintura de faixas duplas amarelas de aproximação, linhas brancas para divisão de faixas, além de pintar as legendas “Escola”, “Devagar”, “Olhe” e “Pare” nas proximidades da unidade escolar. As duas lombadas de retenção instaladas no local também receberam pintura. Outra medida de caráter preventiva realizada pela Mobilidade Urbana foi a alteração do limite máximo de velocidade permitido de 50 para 30 km/h nas proximidades da escola CAIC. Com a ação desta terça-feira, a Prefeitura de Hortolândia contabiliza a implantação de mais de 18 mil quilômetros quadrados de sinalização de solo desde o início do ano.

Desenvolvimento da "Cidade Inteligente"

Para garantir a segurança e evitar acidentes, além das diversas ações da Prefeitura, entre elas, a sinalização, a "muralha digital" é uma das principais aliadas nas ruas e avenidas. Compõem o sistema inteligente em Hortolândia 22 pontos de PTZ (Pan/Til/Zoom), câmeras giratórias capazes de atingir uma visão de praticamente 360°. Além disso, elas são capazes de realizar um zoom óptico de até 1 km com nitidez. As infrações são constatadas no interior do veículo, como por exemplo, o uso do telefone celular na direção e a não utilização do cinto de segurança. Quando o assunto são as motocicletas, será passível de punição a falta de capacete, as conversões proibidas ou a condução perigosa (empinando a moto).

Toda a fiscalização acontece com 84 faixas de rolamento monitoradas em toda a cidade. Além do sistema PTZ, os 37 pontos de câmeras com sistema OCR (Optical Character Recognition) reconhecem placas e características de veículos. Neste caso, os equipamentos auxiliam as forças de segurança, identificando veículos furtados e roubados. Essas câmeras funcionam como uma espécie de scanner, pois são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, à Central de Monitoramento.