Segurança viária recebe reforço em ruas no entorno de oitava escola

Trabalho faz parte das ações da Prefeitura por um trânsito mais seguro em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia concluiu a oitava etapa, em um mês, do reforço da segurança viária no entorno de unidades de ensino em diferentes regiões de Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, nesta semana, o reforço da sinalização foi em frente ao Colégio Alternativo, na avenida Princesa Isabel, localizada no Jardim Amanda. "Nestes locais, o mais importante, além da colaboração dos motoristas para circular dentro do limite de velocidade permitido, são as legendas 'ESCOLA', 'DEVAGAR' e 'OLHE', gerando maior atenção. Também implantamos vagas para Pessoa com Deficiência e organizamos o trânsito com linhas que demarcam a proibição de estacionamento irregular", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Além da pintura da sinalização de solo, diversas outras ações como a readequação do sentido de ruas e avenidas para maior fluidez do trânsito, a instalação de novos semáforos, radares controladores de velocidade, inauguração da Central de Monitoramento, atividades educativas e a Operação Tapa-Buraco também são parte do que é realizado para salvar vidas no trânsito. Mais de 7 mil metros quadrados de sinalização viária foram reforçados ou implantados na cidade desde janeiro. Equipes da Prefeitura também realizam, periodicamente, "madrugadões" para pintura da sinalização de solo em diferentes regiões da cidade. O trabalho neste período evita transtornos no tráfego.

Desenvolvimento da "Cidade Inteligente"

Compondo a "muralha digital" e inteligente em Hortolândia, são 22 pontos de PTZ (Pan/Til/Zoom), câmeras giratórias capazes de atingir uma visão de praticamente 360°. Além disso, elas são capazes de realizar um zoom óptico de até 1 km com nitidez. As infrações são constatadas no interior do veículo, como por exemplo, o uso do telefone celular na direção e a não utilização do cinto de segurança. Quando o assunto são as motocicletas, será passível de punição a falta de capacete, as conversões proibidas ou a condução perigosa (empinando a moto).

Toda a fiscalização acontece com 84 faixas de rolamento monitoradas em toda a cidade. Além do sistema PTZ, os 37 pontos de câmeras com sistema OCR (Optical Character Recognition) reconhece placas e características de veículos. Neste caso, os equipamentos auxiliam as forças de segurança, identificando veículos furtados e roubados. Essas câmeras funcionam como uma espécie de scanner, pois são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, à Central de Monitoramento.