População deve ficar atenta com Aedes aegypti no período de tempo seco do inverno

Agentes da Prefeitura de Hortolândia fazem casa a casa nas regiões do Jd. Sumarezinho e Jd. Nova Hortolândia, nesta semana

O inverno é caracterizado pelo tempo seco durante o dia, o que contribui para que o Aedes aegypti continue a se reproduzir. Por isso, é importante que a população siga atenta e mantenha os cuidados contra a proliferação do inseto. Se cada pessoa fizer sua parte, diminui a possibilidade do município registrar aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Zika. A Prefeitura de Hortolândia também continua a fazer a parte no combate ao mosquito com a ação casa a casa. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre as regiões do Jardim Sumarezinho e Jardim Nova Hortolândia.

A ação casa a casa consiste em visitas dos agentes do órgão a imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso larvas sejam encontradas, os agentes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ solicita aos moradores para que permitam a entrada dos agentes em suas residências. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas apenas para fazer busca ativa e eliminação de criadouros. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

CUIDADOS

Dentre os principais cuidados que os moradores devem tomar estão evitar acúmulo de objetos ou materiais que possam acumular água parada. É em água parada que a fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos que darão origem a mais mosquitos.

Outra ação importante é fazer o descarte correto de embalagens plásticas e de outros materiais descartáveis, que podem acumular água parada, nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

De acordo com a UVZ, o município registra neste ano 2.999 casos notificados de Dengue, dos quais 748 casos positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são 14 casos notificados, sendo nenhum positivo e nenhum óbito. Neste ano, o município registra um caso notificado de Zika, cujo resultado deu negativo.