Sintomas de Dengue, Zika e Chikungungya são parecidos, população deve ficar atenta

Caso o morador apresente sintoma de alguma das doenças, Prefeitura orienta a procurar atendimento em unidade de saúde

Os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Por isso, a população deve ficar atenta. Ao menor sinal de algum sintoma, a Prefeitura de Hortolândia orienta os moradores a procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para receber atendimento adequado. Para evitar que haja aumento acentuado de casos na cidade, a Administração Municipal continua com a ação casa a casa para combater o Aedes aegypti. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre as regiões do Remanso Campineiro e Jardim Amanda.

A ação consiste em visitas dos agentes da UVZ nos imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a busca ativa e eliminação de criadouros. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os principais sintomas da Dengue são dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos, neste último sem formação de pus.

Caso o morador apresente algum dos sintomas, a Secretaria de Saúde reforça para que ele procure ajuda médica em UBS e também para que seja feita a notificação correta do caso.

De acordo com a UVZ, o município registra neste ano 2.935 casos notificados de Dengue, dos quais 734 positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são 13 casos notificados, sendo nenhum positivo e nenhum óbito. Neste ano o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika e nenhum óbito.