Hortolândia segue com trabalho de eliminação de Aedes aegypti

Nesta semana, equipes da Prefeitura percorrem Jd. Nova Europa e Estrada do Furlan; agentes do governo do Estado visitam Jd. Interlagos

Hortolândia prossegue com o combate ao Aedes aegypti. Nesta semana, a Prefeitura realiza a ação casa a casa nas regiões do Jardim Nova Europa e da Estrada do Furlan. O trabalho é retomado após a conclusão da ADL (Análise de Densidade Larvária), no qual o município registrou o índice de 1,1, considerado médio. Na ação casa a casa desta semana, o município conta ainda com o apoio de agentes do governo do Estado, que irão percorrer a região do Jardim Interlagos.

A ação casa a casa consiste em visitas dos agentes aos imóveis para busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a busca ativa e eliminação de criadouros. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

CUIDADOS

É importante que mesmo durante o inverno a população mantenha os cuidados contra o Aedes aegypti. Ao colaborar no combate ao mosquito, os moradores evitam que o município corra o risco de ter aumento expressivo de casos notificados de Dengue, Zika e Chikungunya durante a próxima temporada primavera-verão.

Dentre os principais cuidados que os moradores devem tomar estão evitar acúmulo de objetos ou materiais que possam acumular água parada. É em água parada que a fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos que darão origem a mais mosquitos.

Outra ação importante é fazer o descarte correto de embalagens plásticas e de outros materiais descartáveis, que podem acumular água parada, nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

De acordo com a UVZ, o município registra neste ano 2.917 casos notificados de Dengue, dos quais 716 casos positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são 12 casos notificados neste ano, sendo nenhum positivo e nenhum óbito. Neste ano o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika e nenhum óbito.