Hortolândia tem índice de 1,1 que mede quantidade de larvas encontradas de Aedes aegypti

Índice, considerado médio, é o resultado da análise concluída nesta semana pela Prefeitura

Hortolândia registra o Índice de Breteau de 1,1, que é considerado médio. Este é o resultado da ADL (Análise de Densidade Larvária) concluída nesta semana pela Prefeitura. A análise é importante para nortear as ações da Prefeitura de combate ao Aedes aegypti e de prevenção e enfrentamento às arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya, dentre outras).

“O índice medido está dentro dos padrões para esta época do ano. A nossa expectativa era de que o índice ficaria em torno desse patamar registrado pela análise”, destaca o gerente da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), Ibraim Almeida.

O coordenador explica que as equipes do órgão fizeram visitas aleatórias a 3.000 imóveis em todas as regiões do município. As visitas foram definidas por sorteio dos quarteirões a serem percorridos.

Os agentes entraram nas casas para investigar locais com larvas de Aedes aegypti. Elas foram recolhidas, identificadas e contabilizadas para gerar o índice, que mede a quantidade de larvas encontradas, chamado Índice de Breteau. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto.

A ADL é realizada três vezes ao ano: janeiro, julho e outubro. Na última ADL, realizada no ano passado, o índice registrado na cidade foi de 1,9, também considerado médio.

MANTER CUIDADOS

O gerente Ibraim Almeida reforça que é importante a população manter os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Um dos cuidados é fazer o descarte correto de embalagens e outros materiais reaproveitáveis que possam acumular água parada nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A água parada é a condição que favorece a fêmea do mosquito depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos. A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

De acordo com a UVZ, o município registra neste ano 2.917 casos notificados de Dengue, dos quais 716 casos positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são 12 casos notificados neste ano, sendo nenhum positivo e nenhum óbito. Neste ano o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika e nenhum óbito.