Educação de Jovens e Adultos continua com inscrições abertas, em Hortolândia

Alunos do 6º do EJA podem se inscrever em cursos técnicos e profissionalizantes ofertados em parceria com o IFSP

A Prefeitura de Hortolândia continua aceitando inscrições para as turmas do segundo semestre de 2023 do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A modalidade de ensino é disponibilizada gratuitamente por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia em quatro unidades polo (consulte abaixo todas as unidades). No total, são ofertadas 700 vagas nas modalidades EJA I (até o 5º ano) e EJA II (6º ao 9º ano). Podem se inscrever jovens com 15 anos ou mais e adultos que buscam concluir o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Para tanto, os interessados devem preencher um formulário on-line (acesse o formulário clicando neste LINK) e aguardar contato com instruções sobre as próximas etapas ou, então, comparecer a uma das quatro unidades polo do EJA no município, entre segunda a sexta-feira, das 16h às 22h.

Além da oportunidade de concluir os estudos por meio do EJA, os alunos do 6º ano terão a chance de escolher entre os cursos de Auxiliar em Usinagem Industrial - Tornearia ou Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com início previsto para o segundo semestre de 2023. Os cursos gratuitos acontecem no campus do IFSP de Hortolândia, localizado na Vila São Pedro, e são divididos em quatro módulos, oferecendo uma certificação técnica de 200 horas. A Prefeitura disponibiliza o transporte aos alunos participantes.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a iniciativa é resultado do Acordo de Cooperação Técnica PMH N° 7384/2021, firmado entre a Prefeitura e o IFSP em março de 2022. O acordo faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e tem como objetivo oferecer uma formação ampla, preparando os alunos da EJA para a vida e o mercado de trabalho.

Há vagas para alunos surdos

As inscrições do EJA também estão abertas para alunos surdos. O atendimento especializado para essa comunidade é oferecido exclusivamente no polo Remanso Campineiro, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim.

O EJA Hortolândia possui um foco ampliado, oferecendo não apenas acesso gratuito à educação básica, mas também cursos profissionalizantes e capacitação para empreendedorismo e mercado de trabalho. Desde 2017, a Administração Municipal tem realizado o projeto "Polos de Tecnologia e Educação Profissional" para fortalecer essa abordagem abrangente.

Consulte os documentos necessários para a inscrição presencial:

• RG (documento de identidade com foto)

• CPF do aluno e responsável (caso o candidato seja menor de 18 anos)

• Certidão de Nascimento

• Comprovante de Endereço

• Duas fotos 3x4

• Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade

Consulte a seguir as escolas polo que oferecem EJA:

• Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim (vagas também para deficientes auditivos) - (19) 3865-2844  - R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro;

• Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – (19) 3809-2010 - R. Lealdo José dos Santos, 170, Jardim Sumarezinho;

• Emef Jardim Amanda I (CAIC) – 3897-6055 - Rua Graciliano Ramos, 689, Jardim Amanda I;

• Emef Caio Fernando Gomes Pereira – (19) 3819-6093 - Rua Aurora Prado Tanachi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.