Inscrições para audições do Coral Jovem de Hortolândia podem ser feitas até 03/08

Audições serão realizadas no dia 04/08, às 19h, no CEM Ronaldo Dias

O aprendizado de música traz benefícios para o ser humano. E quanto mais cedo começar, melhor! Por isso, a Prefeitura de Hortolândia oferece uma oportunidade para adolescentes que querem aprender a cantar. Continuam abertas as inscrições para as audições do Coral Jovem. As audições são para adolescentes de 12 a 18 anos que já tenham algum conhecimento prévio de canto coral ou de canto coral solista. Para participar é necessário se inscrever por meio de um formulário eletrônico disponível neste LINK. O prazo de inscrições termina no dia 03/08. As audições serão no dia 04/08, às 19h, no CEM (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) Ronaldo Dias, órgão da Prefeitura, que fica na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida.

De acordo com o CEM, as audições são para selecionar novos alunos que integrarão o Coral Jovem. Cada candidato passará por entrevista e fará exercícios de técnica vocal e vocalises. Os candidatos também deverão cantar a cappella (sem acompanhamento instrumental) um trecho de uma música de livre escolha. Serão selecionados 20 adolescentes. O CEM divulgará a lista dos selecionados no dia 07/08, às 10h, em suas redes sociais (Facebook e Instagram). As aulas do Coral Jovem começarão no dia 09/08, às 19h, no próprio CEM.

A coordenadora do Coral Jovem, professora Suzy Amaral, destaca que aprender música oferece vários benefícios tanto para quem toca ou ouve. “Embora os efeitos da música nas pessoas não sejam totalmente compreendidos ainda, estudos mostram que quando você ouve música de qualidade, o cérebro realmente libera uma substância química chamada dopamina, que tem efeitos positivos no humor. A música pode nos fazer sentir emoções fortes, como alegria, tristeza ou medo. Ela também tem o poder de nos mover. Segundo alguns pesquisadores, a música pode também melhorar a saúde e o bem-estar. Melhora a socialização, a autoestima e facilita o aprendizado”, enumera a professora.

O Coral Jovem foi criado em 2022. Desde então, o grupo já se apresentou em vários eventos no município, como o 2º Recital de Inverno, realizado em junho deste ano.