Prefeitura readequa sentido de via próximo a unidade de ensino no Pq. Orestes Ôngaro

Ação faz parte do mutirão de segurança viária realizado diariamente na cidade

O Parque Orestes Ôngaro recebeu, na manhã desta segunda-feira (24/07), uma "mega" ação de segurança viária realizada por equipes da Prefeitura de Hortolândia. Para preservar a vida e evitar acidentes próximos da unidade de saúde do bairro e da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Luíza Vitória Oliveira Cruz, a pintura da sinalização de solo foi reforçada. Além disso, vagas para paradas de veículos do transporte escolar e para PCD (Pessoa com Deficiência) foram implantadas.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, para concluir o trabalho e garantir o fluxo do trânsito, que no local todos os dias é intenso, a Administração Municipal mudou o sentido da rua Domingos Batista de Sousa. A via, antes mão dupla, passa a ser mão única até a rua Paracatu. "Além da maior fluidez do trânsito, esta readequação ajuda o tráfego de âmbulancias e veículos do transporte público escolar, sem causar problemas para pedestres e motoristas", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Esta é a nona etapa, em pouco mais de um mês, do reforço da segurança viária no entorno de unidades de ensino em diferentes regiões de Hortolândia. Diversas ações como a instalação de novos semáforos, radares controladores de velocidade, inauguração da Central de Monitoramento, atividades educativas e a Operação Tapa-Buraco também são parte do que é realizado para salvar vidas no trânsito. Mais de 7 mil metros quadrados de sinalização viária foram reforçados ou implantados na cidade desde janeiro. Equipes da Prefeitura também realizam, periodicamente, "madrugadões" para pintura da sinalização de solo em diferentes regiões da cidade. O trabalho neste período evita transtornos no tráfego.

Desenvolvimento da "Cidade Inteligente"

Compondo a "muralha digital" e inteligente em Hortolândia, são 22 pontos de PTZ (Pan/Til/Zoom), câmeras giratórias capazes de atingir uma visão de praticamente 360°. Além disso, elas são capazes de realizar um zoom óptico de até 1 km com nitidez. As infrações são constatadas no interior do veículo, como por exemplo, o uso do telefone celular na direção e a não utilização do cinto de segurança. Quando o assunto são as motocicletas, será passível de punição a falta de capacete, as conversões proibidas ou a condução perigosa (empinando a moto).

Toda a fiscalização acontece com 84 faixas de rolamento monitoradas em toda a cidade. Além do sistema PTZ, os 37 pontos de câmeras com sistema OCR (Optical Character Recognition) reconhece placas e características de veículos. Neste caso, os equipamentos auxiliam as forças de segurança, identificando veículos furtados e roubados. Essas câmeras funcionam como uma espécie de scanner, pois são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, à Central de Monitoramento.