Campanha “Lacre Solidário” continua arrecadações, em Hortolândia

Lacres coletados pela campanha serão vendidos para aquisição de cadeiras de rodas;

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta segunda-feira (17/07), a venda da primeira leva de lacres arrecadados pela campanha “Lacre Solidário”. A ação foi promovida pelo Departamento de Direitos Humanos, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo. No total, 63 kg de lacres de alumínios e 60 kg de tampas plásticas foram vendidas. Todo o dinheiro adquirido com a venda dos materiais recicláveis será utilizado pela campanha para a aquisição de cadeiras de rodas destinadas a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Relançada oficialmente em maio deste ano, a campanha “Lacre Solidário” chega à sua segunda edição. Em 2022, a campanha de cunho social foi responsável pela coleta de mais de 700 kg de lacres de alumínios, utilizados na aquisição de 8 cadeiras de rodas. Assim como no ano passado, as cadeiras de rodas adquiridas pela ação serão emprestadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzidas em situação de vulnerabilidade social por meio da campanha “Uma Mão na Roda e Outra no Coração”, do Fundo Social de Solidariedade, órgão vinculado à Secretaria de Governo. A entrega das cadeiras de rodas acontece em dezembro, em virtude do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Para a assessora departamental do Setor de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Cristiane Rocha, a campanha “Lacre Solidário” apresenta impactos nos âmbitos social e ambiental. “Além de possibilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a campanha “Lacre Solidário” ajuda o meio ambiente, porque estimula o reaproveitamento de materiais recicláveis. A fila de pessoas com deficiência que aguardam por uma cadeira de rodas é muito expressiva. Por isso, é necessário conscientizar os pais, as crianças, as escolas, as empresas e as instituições da cidade sobre a importância dessa campanha. Essas cadeiras de rodas são as pernas das pessoas com mobilidade reduzida”, explica Cristiane.

Entre unidades de saúde, escolas e prédios públicos do funcionalismo municipal, a Campanha “Lacre Solidário” possui 99 pontos de coleta espalhados pela cidade. Interessados em colaborar com a campanha com a doação de lacres de alumínios, entre outros objetos recicláveis, podem comparecer a qualquer um dos pontos de coleta até novembro deste ano.

Consulte abaixo os pontos oficiais de arrecadação dos lacres:

•Escolas Estaduais – Nas 68 escolas

•Prefeitura de Hortolândia – José Cláudio Alves dos Santos, 585 – Remanso Campineiro

•Direitos Humanos e Políticas Publicas para Mulheres – Rua João Blumer, 289 – Remanso Campineiro

•Fundo Social de Solidariedade – Rua Benedito Francisco de Faria, 467 – Remanso Campineiro

•Hortofácil – Rua Argolino de Moraes, 415 – Vila Sao Francisco

•Centro de Convivência da Melhor Idade Remanso Campineiro – Rua Euclídes Píres de Assis, 200 – Remanso Campineiro

•Centro de Convivência da Melhor Idade Remanso Campineiro Jd. Amanda II – Av. Tarsila do Amaral 155 – Jd. Amanda II

•Centro de Especialidade Médicas – Caminho da Servidão 255 – Santa Rita de Cássia

•Hospital Municipal Mário Covas – Osvaldo Ribeiro Carrilho, 10 – Jd Mirante

•CRAS Primavera – Rua Da Amoreira 35 – Jd.Primavera

•CRAS Amanda – Washington Luís, 977 – Jardim Amanda I