Após recapeamento, vias da Vila Guedes recebem pintura de sinalização do solo

Trabalho é realizado semanalmente pela Prefeitura em diferentes regiões da cidade

Ruas da Vila Guedes receberam, nesta segunda-feira (17/07), o mutirão de implantação de sinalização de solo realizado, semanalmente, pela Prefeitura de Hortolândia em diversas vias de diferentes bairros da cidade. A ação é importante para evitar acidentes de trânsito, e, neste local, faz parte dos serviços de recuperação de ruas e avenidas que foi iniciado com o recapeamento asfáltico. Também foram implantadas lombadas, O trabalho, que garante a segurança viária, permanece pelos próximos dias. No Jardim Nova Hortolândia, a pintura foi nas lombadas na rua Frederico Alves da Costa, em frente de um condomínio residencial.

"É importante que pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas obedeçam a sinalização de trânsito. Essa simples atitude ajuda a evitar acidentes. Para estimular essa prática cidadã, Hortolândia prossegue com a execução de sinalização horizontal em vias recém-recapeadas", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Recapeamento

A primeira etapa do serviço é a fresagem, que consiste na retirada da camada superficial do asfalto feita por um veículo específico para a tarefa. Após a fresagem, é aplicada a massa asfáltica, que passa por nivelamento e compactação com um rolo compactador. A sinalização é a última etapa.

Segurança viária

Além da pintura da sinalização de solo, diversas outras ações como a readequação do sentido de ruas e avenidas para maior fluidez do trânsito, a instalação de novos semáforos, radares controladores de velocidade, inauguração da Central de Monitoramento, atividades educativas e a Operação Tapa-Buraco também são parte do que é realizado para salvar vidas no trânsito. Mais de 7 mil metros quadrados de sinalização viária foram reforçados ou implantados na cidade desde janeiro. Equipes da Prefeitura também realizam, periodicamente, "madrugadões" para pintura da sinalização de solo em diferentes regiões da cidade. O trabalho neste período evita transtornos no tráfego.