Novo tomógrafo do Hospital Municipal já está em funcionamento

Após fase de testes, equipamento já realizou de mais 1.900 exames

A população de Hortolândia tem acesso a uma importante conquista na área da saúde. O novo tomógrafo adquirido pela Prefeitura já está em funcionamento no Hospital Municipal Mario Covas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 1.900 pacientes já fizeram exames no novo aparelho. O equipamento passou por uma fase de testes, no fim do ano passado, que foi acompanhada pelo prefeito Zezé Gomes. O tomógrafo é utilizado para realização de exames agendados por pacientes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e para casos de urgência e emergência.

A coordenadora do CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) do hospital, enfermeira Monica Cavalcante, explica que o equipamento é utilizado para tomografia de crânio, tórax, abdome, dentre outras partes e órgãos do corpo. “É um equipamento de última geração, com 64 canais. Isso aumenta a velocidade e a resolutividade das imagens, sendo possível projetá-las em 3D”, destaca a coordenadora.

O equipamento é equipado com um sistema que fornece um QR Code. Por meio dele, o paciente pode receber e acessar o exame via internet e enviá-lo por e-mail.

Uma das pacientes que aguardava com expectativa para fazer o exame no novo tomógrafo é Ana Neri Sousa, de 91 anos. A idosa veio acompanhada da filha, Elizabeth Cristina, que elogiou o rapidez do agendamento. “Ela veio fazer tomografia com contraste do crânio. Minha mãe fez consulta na UBS Novo Ângulo. O médico que a atendeu disse para ela fazer o exame. Foi rápido, levou 15 dias”, destaca Elizabeth.

Quem também destacou a rapidez para agendar o exame foi Pedro Souza Machado, de 53 anos. O paciente aguardava para fazer tomografia do abdome. “Não tenho do que reclamar. Foi rápido para agendar o exame. Demorou uns 12 dias”, elogia o paciente.

REFORMA

Além do novo tomógrafo, o hospital também já conta com novos equipamentos para videolaparoscopia e raio X. Também foram instaladas novas câmeras de monitoramento para reforçar a segurança de pacientes e funcionários.

A Prefeitura de Hortolândia continua a todo vapor com as obras de reforma do Hospital Municipal Mario Covas. Neste ano, já foi entregue o novo refeitório para os funcionários.

Na reforma do hospital são investidos R$ 12,5 milhões. As intervenções incluem reforma desde a fachada até as instalações internas, o que resultará em diversas melhorias, entre elas, a ampliação de 67 para 100 leitos.

Algumas etapas já foram concluídas, como a finalização da obra no Pronto Atendimento Obstétrico e Ginecológico, a reabertura do Pronto Socorro Adulto, que também passou por obras de remodelação, da nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de áreas internas administrativas.