Nova UTI do Hospital Municipal já está disponível para população

Prefeito José Nazareno Zezé Gomes fez vistoria do novo espaço, nesta quarta-feira (27/07)

Hortolândia conclui mais uma etapa nas obras do Hospital Municipal Mario Covas. A nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) já está disponível para a população. Nesta quarta-feira (27/07), o prefeito José Nazareno Zezé Gomes fez vistoria final do novo espaço, acompanhado do secretário de Saúde, Denis André José Crupe.

A nova UTI tem nove leitos e um leito de isolamento. Para salvaguardar os pacientes internados, o espaço está equipado com o sistema IT Médico, cuja função é manter a corrente elétrica para não haver interferência nos aparelhos da UTI. O sistema conta também com um equipamento no break, que permite segurar a carga dos aparelhos por até 15 minutos enquanto o gerador não entra. O novo espaço conta ainda com área de apoio, que inclui sala de repouso para funcionários, copa, sala de expurgo e depósito de materiais de limpeza.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes internados na antiga UTI serão transferidos para o novo espaço nos próximos dias. O espaço da antiga UTI será reformado para abrigar cinco quartos de maternidade com alojamento conjunto. Cada quarto terá três leitos. No total, serão 16 leitos, sendo um de isolamento. No ínício da pandemia, a antiga UTI foi utilizada para atender pacientes com COVID-19.

O prefeito Zezé Gomes destacou que a nova UTI representa uma conquista importante para a população, que passará a receber atendimento com cada vez melhor qualidade. “Hoje é um grande dia que inauguramos a nova UTI com 10 leitos. Na pandemia, fizemos a UTI para receber os pacientes com Covid-19. Na época, muita gente questionou se esses leitos seriam só para o momento da pandemia e que depois não vai ter mais. Hoje, fazemos a abertura da nova UTI, que foi toda repaginada e equipada. Em breve, os pacientes internados serão tranferidos para este espaço. Portanto, estamos entregando UTI de qualidade com equipamentos também de qualidade que vão ser a grande diferença na vida das pessoas. Também estamos disponibilizando serviços dentro do sistema da CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde)”, salientou Zezé Gomes.

O secretário de Saúde, Denis André José Crupe, ressaltou que a nova UTI já recebeu aprovação do Ministério da Saúde. “Com a nova UTI, Hortolândia passa a atender rigorosamente de acordo com as normas necessárias para conseguir o credenciamento junto ao governo federal. O credenciamento já foi efetivado e aprovado. Com isso, Hortolândia passa a ter importância regional na área de saúde”, destacou o secretário.

Espaços já inaugurados

Ao longo deste ano, a Prefeitura de Hortolândia já concluiu as obras de alguns espaços do Hospital Municipal. Em maio, foram entregues a Sala de Emergência (Sala Vermelha) e a Sala de Raio X.

Na reforma do Hospital Municipal Mario Covas são investidos R$ 12,5 milhões. As intervenções incluem reforma desde a fachada até as instalações internas, o que resultará em diversas melhorias, entre elas, a ampliação de 67 para 100 leitos e implantação de um aparelho de tomografia computadorizada.

Algumas etapas já foram concluídas, como a finalização da obra no Pronto Atendimento Obstétrico e Ginecológico, a reabertura do Pronto Socorro Adulto, que também passou por obras de remodelação, e de áreas internas administrativas.