Idosos do Jd. Amanda participam de baile em comemoração ao aniversário de Hortolândia

Baile em comemoração ao aniversário da cidade contou com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia

Idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda II participaram, nesta terça-feira (30/05), de um baile em comemoração ao aniversário de 32 anos de Hortolândia. A celebração, organizada pelo órgão vinculado à Secretaria de Governo, reuniu cerca de 150 idosos no espaço de convivência.

Trajes de baile, música e, principalmente, muita animação. O clima festivo que tomou conta do Centro de Convivência da Melhor Idade do Jd. Amanda era visível entre os membros cadastrados no órgão. Embora estejam envolvidos nas várias atividades oferecidas pelo Centro de Convivência, como ginástica, aulas de dança e música, os idosos do Jd. Amanda não escondiam a ansiedade em participar do baile, um evento aguardado por todos.

Ansiedade que aumentou com o anúncio do prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, sobre projetos para ampliação do Centro de Convivência do Jd. Amanda. “Hortolândia completa 32 anos de existência e muitos de vocês já estavam aqui antes da emancipação, muitos de vocês fizeram parte desse processo. Vocês são os maiores responsáveis em construir essa cidade tão linda. Por isso, manifestamos a todos vocês nosso sentimento de gratidão. Já temos um projeto aprovado para construção do maior parque linear do Jd. Amanda e, também, um projeto de ampliação desse espaço de convivência. Hortolândia foi construída pelas mãos de vocês, que merecem desfrutar de todas as belezas da nossa cidade”, completou. Zezé Gomes comentou, ainda, sobre a previsão da mudança de endereço da sede do Executivo Municipal. “No final de dezembro deste ano, devemos mudar para o Novo Paço Municipal. Então, marquem na agenda de vocês: nós vamos realizar uma grande festa de inauguração e o baile fica por conta de vocês”, finalizou.

Participar de bailes é uma das atividades preferidas dos membros cadastrados no Centro de Convivência da Melhor Idade do Jd. Amanda, como explica a coordenadora do espaço, Josiane Crepaldi. “Nesse mês de aniversário da cidade, eles me perguntavam todos os dias se não haveria uma festa, algum baile aqui no Centro de Convivência. Então, aproveitamos para realizar este baile, que simboliza o encerramento das festividades em ocasião ao aniversário de Hortolândia. Como é lindo ver todos reunidos, esse espaço cheio de alegria. O sentimento é de gratidão por ver todos dançando, praticando uma das atividades de que mais gostam de participar”, afirma.

O traje escolhido pela moradora do Jd. Amanda, Maria Dulce, não esconde o gosto pela dança. De chapéu, camisa xadrez e botas cano alto, a idosa manifesta a animação em participar do evento. “Eu sempre sou animada, participo de todas as atividades. Hoje, eu vim preparada para dançar”, comenta, encerrando a entrevista ao encontrar um parceiro de dança.

Parceria na dança que traduz o companheirismo do dia a dia, como revela a membro do Centro de Convivência, Gilvoneide Ômena. “A gente fica muito feliz por fazer parte de um ambiente desse. Todos somos muito unidos. Eu participo de todas as atividades, só falto quando tenho algum problema de saúde”, comenta. Ao ser questionada se participaria do baile, a moradora do Jd. Amanda respondeu, sugestiva. “Você dança?”

O Secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafú, traçou um paralelo de que o progresso do futuro só é possível com os aprendizados do passado, recorte temporal que tem como protagonistas os idosos da cidade. “Quando falamos que Hortolândia é a cidade do futuro, que pensa 30 anos à frente, temos que olhar para cada um de vocês, que com suas experiências e forças ajudaram a construir essa cidade. A partir da experiência e aprendizados adquiridos de cada um de vocês, planejamos os avanços para os próximos anos, para garantir condições ainda melhores de qualidade de vida para seus filhos e netos”, comentou.

Do lado de fora do espaço, o morador do Jd. Amanda, Aristides de Sales, assiste à dança dos colegas da melhor idade. Embora não seja cadastrado no Centro de Convivência da Melhor Idade do bairro, ele compareceu ao evento depois de tomar conhecimento pelas redes sociais. “Eu não sou cadastrado no CCMI, ainda. Vou realizar meu cadastro em breve, qualquer dia vou participar como membro. Hoje eu vim para escutar as modas”, comenta. Durante a celebração, o público foi prestigiado pela apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, que executou vários clássicos da música sertaneja, como “Menino da Porteira”, “Saudades da Minha Terra” e “Chico Mineiro”.

Idosos que não são cadastrados no Centro de Convivência da Melhor Idade podem procurar uma das duas unidades do órgão para apresentação de documento de identidade, comprovante de endereço, carteirinha de vacinação e atestado médico para realização de atividades físicas. São aceitos homens e mulheres com 60 anos ou mais. Consulte o endereço das duas unidades do CCMI abaixo:

CCMI JD. AMANDA

ENDEREÇO: Av. Tarsila do Amaral, 640, Jd. Amanda II