Idosos de Hortolândia participam de baile em comemoração ao aniversário da cidade

Celebração reuniu 170 idosos no CCMI do Remanso Campineiro

Idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro participaram, nesta segunda-feira (22/05), de baile em comemoração ao aniversário de Hortolândia. O evento compõe o calendário de atividades em ocasião aos 32 anos da emancipação política do município.

Ao som de tamborins, surdos, pandeiros, agogôs, repiques e chocalhos, o grupo de percussão formado por idosos do CCMI do Remanso Campineiro, sob a orientação do professor da equipe de percussão, Alexandre Amaro, deu início à celebração, cativando o público com a execução do hino de Hortolândia. A animação dos presentes já se fazia visível com a entoação em coro do refrão “Vem canto forte nos alcançar. Conta a vitória: Teu libertar! Dá a esperança, vem nos honrar. E nossa terra faze exaltar”. Com a apresentação do Quinteto Cultura, grupo musical promovido pela Secretaria de Cultura, os idosos formaram duplas e dançaram com clássicos do forró, xote, samba e, até mesmo, do estilo romântico.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, exaltou a melhor idade como uma virtude, ressaltando a participação dos idosos no processo de desenvolvimento da cidade. “Quando eu olho o rosto de cada um de vocês, vejo pessoas que ajudaram a construir essa cidade por meio do suor, dos pés e mãos calejadas. Hortolândia só completa 32 anos devido à atuação ativa de cada um de vocês. Nosso governo sela diariamente o compromisso de cuidar das pessoas, desde o ventre à melhor idade. Neste dia de festa, quero convidar todos aqui presentes a nutrirem gratidão pela vida”, relatou.

Gratidão é o sentimento que traduz a animação de Maria Regina de Oliveira, inscrita no CCMI Remanso há 17 anos. “Eu acho muito bom esse tipo de evento, porque oferece a opção da gente sair de casa, não ficar sedentário, sentado no sofá o dia todo. Participar do Centro de Convivência é a melhor coisa que me aconteceu”, explica a moradora do Jd. Santa Clara II, que aproveita para elogiar a agilidade dos colegas inscritos no CCMI na execução das danças.

Embora estivesse impossibilitada de dançar por conta de um tratamento médico, a moradora do Remanso Campineiro, Divina Aparecida Passos Barbosa, não esconde a animação em participar do baile de outra forma.“Não vou conseguir dançar hoje, porque estou me recuperando de um tratamento, ainda não estou 100%. Dos últimos bailes, eu participei, dançando. Hoje, vou participar tocando o chocalho na nossa apresentação musical. Eu não via a hora de completar 60 anos para poder me inscrever no CCMI”, revela.

A animação em participar das atividades é uma das características mais marcantes dos inscritos no CCMI Remanso, segundo a coordenadora Fernanda Fadiga. “Eu gostaria de agradecer e reverenciar cada idoso que comparece ao Centro de Convivência, pois eles viveram a realidade lá atrás, quando Hortolândia ainda era distrito de Sumaré. Muitos desses idosos participaram diretamente da luta pela emancipação política de nossa cidade. É muito gratificante vê-los com saúde, lúcidos, dispostos e cheios de vida e disposição para continuarem a contribuir com o crescimento e desenvolvimento de Hortolândia”, avalia.

O Centro de Convivência da Melhor Idade, vinculado à Secretaria de Governo, realiza várias atividades recreativas aos idosos inscritos. Neste mês de maio, o Centro de Convivência realizou um encontro do Dia das Mães. Durante a semana, os idosos podem participar de diversas atividades, tais como aulas de dança, música, teatro, pintura, papoterapia, artesanato e atividades esportivas. Para se inscrever, os interessados podem comparecer ao Centro de Convivência portando documento de identidade, comprovante de endereço, carteirinha de vacinação e declaração médica constatando aptidão para atividades físicas. São aceitos homens e mulheres com 60 anos ou mais.