Apresentações artísticas reúnem famílias no 2º Literalendo, em Hortolândia

Evento literário registra público de 8.000 pessoas em tarde marcada pela apresentação do grupo Palavra Cantada

Mesmo sob chuvisco, 8.000 pessoas compareceram, nesse domingo (28/05), ao 2º Literalendo, evento literário promovido pela Prefeitura de Hortolândia. O encontro, realizado no Pq. Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, integrou as atividades em comemoração ao aniversário de 32 anos da cidade.

Com o tema “Por uma Alfabetização de Bons Sentimentos”, a segunda edição do evento literário foi organizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Durante a festividade, o público prestigiou atividades artístico-culturais, como a exposição de máscaras africanas, contação de histórias, apresentações de alunos de escolas municipais, além de assistir às performances da Banda Municipal, da dupla Zé Victor e João, do grupo de rap Renan Inquérito e do aclamado grupo de canções infantis Palavra Cantada. O evento também impulsionou a renda de empreendedores cadastrados no programa EcoSol (Economia Solidária), promovido pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, ressaltou a colaboração dos professores na construção do projeto de cidade inteligente e sustentável. “O Literalendo é uma grande marca que deixamos na nossa cidade, uma mensagem de que é possível enfrentar as adversidades do dia a dia com diálogo, com alegria e diversão. Eu gostaria de apontar a importância dos professores, que utilizam dos livros para transformar a vida das nossas crianças. Todo desenvolvimento que presenciamos na nossa cidade começa na sala de aula”, avalia.

Nem mesmo a fraca chuva que tomou conta do Pq. Socioambiental Dorothy Stang, nesse domingo (28/05), afastou os fãs do grupo musical Palavra Cantada, principal atração do evento. Desde o início da tarde, crianças acompanhadas dos pais se concentravam na grade de proteção em frente ao palco, ansiosos pelo espetáculo do grupo reconhecido nacionalmente pelas melodias que unem brincadeira e educação. É o caso da garotinha Maria Clara, uma das mais animadas entre o público infantil. “Eu amo eles, acompanho desde bebê. Minha música favorita é ‘Amazônia’”, comenta. Durante o show, Maria Clara demonstrou familiaridade com as músicas da Palavra Cantada ao cantar sucessos como “Tchibum da Cabeça ao Bumbum”, “Criança não Trabalha”, “Menina Moleca”, “Pé com Pé”, “Ciranda” e “Sopa”.

Fundado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit em 1994, o grupo Palavra Cantada coleciona prêmios. O grupo comenta o reconhecimento adquirido pela criação poética que inspira o aprendizado e criatividade de muitas crianças há quase três décadas. “A sensação é de missão cumprida, porque nosso trabalho é inspirar as crianças, ampliar universos de percepção da vida. Esses shows que fazemos ao ar livre e de graça são ainda mais especiais, porque nosso trabalho acaba atingindo mais pessoas. Ver, hoje, o pessoal debaixo de uma garoa para assistir ao nosso show é uma satisfação enorme, o sonho de qualquer artista”, afirma a Palavra Cantada.

O Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Gomes de Moraes, avalia positivamente a realização do evento. “O Literalendo é uma grande festa da literatura, que possibilita à população de Hortolândia um momento de reflexão sobre a capacidade da arte, da cultura e dos livros em promover o aprendizado dos alunos e em potencializar a união das famílias. O objetivo de possibilitar o encontro da família, da comunidade, da cidade, foi atingido, já pessoas de todas as regiões da cidade compareceram. O Literalendo é mais do que um evento, pois tem uma proposta pedagógica que está contemplada no eixo do nosso currículo da educação municipal”, comenta.

Além das atrações artístico-culturais, o 2º Literalendo realizou a distribuição de livros da literatura infantojuvenil para estudantes da rede municipal de ensino presentes no Pq. Dorothy. O evento está alinhado com outro programa promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o “Hortolendo”, cujo propósito é incentivar a leitura entre os moradores de Hortolândia e os alunos das 60 escolas municipais e das 40 particulares contratadas por meio do programa Bolsa Creche.