Vias do Jardim Brasil recebem etapa do reforço e da implantação de sinalização de solo

Trabalho da Prefeitura de Hortolândia contempla vias de acesso a cidades vizinhas

As ruas do Jardim Brasil receberam uma nova etapa do reforço e da implantação da sinalização de solo realizada por equipes da Prefeitura de Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, as vias contempladas possuem, diariamente, grande fluxo no trânsito, são linhas do transporte coletivo municipal e intermunicipal. Além disso, as ruas são trajetos de caminhões e veículos pesados, possuem diversos comércios, residências, dão acesso à antiga estrada Campinas-Monte Mor e a cidades vizinhas. No local, também está localizado o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que atende moradores da região.

"As principais sinalizações no Jardim Brasil são para reforçar as legendas que alertam pedestres e motoristas, já que o bairro, por estar localizado entre cidades da região, possui grande movimento. Como ali também á um CRAS, o reforço na faixa de pedestres é essencial para evitar acidentes. Pedimos a colaboração de todos para que circulem dentro do limite de velocidade permitida. Também estamos auxiliando a visibilidade para os motoristas de ônibus e caminhões", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

No último final de semana, as equipes trabalharam pela madrugada, para a realização do "madrugadão" de reforço e implantação de sinalização de solo. A ação foi realizada com tinta especial, mais durável, na avenida José Augusto de Araújo, localizada no Parque do Horto. O trabalho continua intensificado e já aconteceu em todas as regiões da cidade.

Pictogramas e sinalização vertical

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, no mês passado, pontos localizados em diferentes regiões da cidade receberam a pintura de quase 400 pictogramas. O serviço permite que pessoas com deficiência possam aguardar, em local próprio e coberto, a chegada dos ônibus do transporte coletivo.

Já a primeira etapa da renovação das placas de sinalização do trânsito com a substituição dos materiais deteriorados por novos, é mais uma ação concluída pela Prefeitura de Hortolândia para contribuir com a segurança viária. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, foram aproximadamente 300 placas trocadas, aumentando a visibilidade para motoristas e pedestres em vias com grande fluxo de trânsito, ruas residenciais e próximas de unidades de saúde e ensino, praças e parques.

A Prefeitura de Hortolândia realiza diversas ações por um trânsito seguro que vão desde a pintura das guias, a atividades de conscientização, o reforço na pintura da sinalização de solo, readequação do sentido de ruas e avenidas para maior fluidez do trânsito, a instalação de novos semáforos, radares controladores de velocidade, Operação Tapa-Buraco, inauguração da Central Integrada de Monitoramento do Trânsito e a instalação de câmeras inteligentes.