Shopping de Hortolândia recebe exposição sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantil

Ação da rede “Hortolândia Protege” integra atividades do “Maio Laranja”, mês da luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Comissão Intersetorial de Proteção à Criança e Adolescentes deu início, nesta terça-feira (16/05), à exposição “Faça Bonito”, sobre a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração e abuso sexual. A ação conta com a parceira da Prefeitura de Hortolândia. Serão três dias de programação em que o público poderá comparecer ao Shopping de Hortolândia, na região central, para participar de atividades lúdicas e educativas.

O evento é realizado em ocasião à 22ª edição do “Maio Laranja”, que simboliza a luta nacional pelo combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A exposição no Shopping Hortolândia é realizada em dois ambientes. No piso inferior, a população poderá assistir à recreação da equipe da artista Naná, além de participar de rodas de conversas sobre o tema. Já no piso superior, o público terá acesso à exposição de desenhos de crianças e adolescentes da rede municipal de Educação e das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) de Hortolândia. A ação também vai contar com as apresentações musicais do Quinteto Cultura, da Casa Betânia da Paz e do Coral Jovem, da Secretaria de Cultura. A apresentação de arte circense também serão prestigiadas pelo público (Confira programação completa abaixo).

Para a presidente da Comissão Intersetorial de Proteção à Criança e Adolescente de Hortolândia, Jane Nery, o evento tem a finalidade de mobilizar a sociedade sobre um tema tão sensível, mas que necessita ser debatido. “Infelizmente, o abuso sexual existe e, por ser um tema tabu, é pouco comentado. O papel da Comissão Intersetorial é mobilizar a sociedade, os familiares, os responsáveis e toda a rede de proteção para estimular ações de prevenção ao abuso sexual infantil. Todos precisamos nos informar sobre como realizar o acolhimento e a denúncia em casos suspeitos ou confirmados de violência contra crianças e adolescentes”, avalia.

A Comissão Intersetorial de Proteção à Criança e Adolescente de Hortolândia envolve os esforços de várias secretarias da Administração Municipal, da Polícia Civil, do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), dos Conselhos Tutelares e da Comissão da Infância e Juventude da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Hortolândia.

Consulte a programação completa da exposição “Faça Bonito”:

16 DE MAIO

10H ÀS 20H30 – Exposição de desenhos das crianças e adolescentes da rede municipal de Educação e Organizações da Sociedade Civil de Hortolândia

12H30 – Contação de história e produção artísticas

17H30 – Roda de conversa “Somos todos rede de proteção”

19H – Contação de história e produção artísticas

17 DE MAIO

10H – Roda de conversa – Equipe CREAS

15H30 – Apresentação do Quinteto Cultura

17H – Apresentação do Canil da Guarda Municipal

19H – Apresentação do Coral Jovem – Secretaria de Cultura

18 DE MAIO