Prefeitura de Hortolândia realiza primeiro atendimento do Plantio On-line

Programa está alinhada com meta do município de plantar 100 mil mudas de árvores até 2024

A Prefeitura de Hortolândia realizou, neste sábado (13/05), o primeiro plantio de muda de árvore em atendimento ao sistema “Plantio On-line”. A ação, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atendeu uma moradora do bairro Jd. Amanda II.

O sistema de “Plantio On-line” é um sistema inovador adotado pela Prefeitura de Hortolândia que facilita a solicitação do plantio de árvores por parte dos moradores da cidade. Para tanto, o interessado pode acessar o site da prefeitura NESTE LINK, realizar o cadastro e solicitar uma das 22 espécies disponíveis para o plantio. Depois, é só aguardar alguns dias para que a equipe técnica da Prefeitura compareça ao local para instalar a muda. O programa “Plantio On-line” está alinhado o reconhecimento de Hortolândia como “Cidade Árvore do Mundo”, certificação que exige do município o atendimento de alguns pré-requisitos, tais como a responsabilidade pelo cuidado das árvores, definição de regras para a alocação dos recursos e manejos florestal, assim como a manutenção de um inventário atualizado (para controle das espécies arbóreas), além de programas de educação ambiental. Atualmente, Hortolândia tem a meta de plantar 100 mil árvores até o final de 2024.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, participou do ato simbólico do plantio da primeira muda de árvore solicitada por um munícipe pelo sistema digital. Para o chefe do Executivo Municipal, o compromisso de Hortolândia em se manter como cidade inteligente considera, também, a responsabilidade com o desenvolvimento sustentável. “Não basta apenas nos preocuparmos com o número absoluto de espécies plantadas. Precisamos, também, pensar em como cuidar dessas espécies. Hortolândia está a um passo a frente, pois temos um inventário e, há anos, estamos plantando corretamente, escolhendo as espécies mais adequadas. O meu sonho é de ter uma Hortolândia ainda mais florida”, revela.

Hortolândia está entre as 168 cidades de 21 países com mais Políticas Públicas no que se refere à arborização e desenvolvimento com sustentabilidade, segundo “Arbor Day Foundantion”, organização norte-americana ligada ao meio ambiente e reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A moradora do Jd. Amanda II, Magna Fernandes Queiroga, foi a primeira munícipe atendida pelo sistema de solicitação do “Plantio On-line”. Ela explica como conheceu o programa. “Assim que meu pai ouviu o anúncio do programa pelo carro de som, nós entramos no site da Prefeitura, para efetivar a solicitação. Realizamos todas as etapas de cadastro sem nenhuma dificuldade. Entre todas as opções de árvores, escolhemos a Oiti (Licania tomentosa), por ser uma árvore que não atinge um tamanho tão desproporcional, que facilita o controle de podas. Nós plantamos a árvore para contribuir para que Hortolândia seja uma cidade mais arborizada, mais limpa, cheia de verde”, comenta. A moradora do Jd. Amanda II revela, ainda, o interesse dos vizinhos em solicitar ao serviço.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Nunes de Oliveira, avalia de maneira positiva a nova ferramenta adotada pela Prefeitura. "A solicitação do plantio de árvores  por meio do sistema online é um incentivo que visa ampliar a cobertura vegetal do município e oferecer melhoria na qualidade do ar, além de trazer comodidade ao munícipe que quer uma árvore em sua calçada. O sistema traz uma gama de opções de escolha de espécies apropriadas para a arborização urbana, evitando problemas futuros de escolha inadequada. Com certeza, mais uma iniciativa da Administração Municipal na construção de uma cidade inteligente e sustentável”, comenta.

Além de oferecer a opção do plantio, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável elabora programas educativos a fim de orientar a população sobre as espécies de árvores mais apropriadas para calçadas, além de oferecer informações sobre formas corretas de realizar o plantio, como controlar as pragas, doenças e cuidados que devem ser tomados com os tutores (protetores instalados nas mudas).

Passo a passo de como realizar o cadastro para o plantio online:

Acesse facil.hortolandia.sp.gov e cadastre-se.

Para se cadastrar é necessário ser morador de Hortolândia.

No menu à esquerda, entre na aba Meio Ambiente e depois clique em Solicitar Serviço.

Acesse o Plantio Gratuito de Muda na Calçada.

Responda se a árvore será plantada em local com ou sem rede da CPFL.

Entre as 22 espécies, escolha uma, diferenciando sob fiação e sem fiação

Confirme o endereço e envie a solicitação.

Para finalizar, agora é só demarcar o local na calçada e aguardar o plantio.

Caso o morador queira plantar árvores na área interna dos terrenos de sua propriedade, ele pode retirar mudas gratuitamente no Viveiro Municipal, na rua Stefano Dilo, 350, Parque Ortolândia, de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.