Não quer o Aedes aegypti na sua casa? Então recolha embalagens plásticas e outros objetos que possam acumular água parada

Prefeitura de Hortolândia continua com combate ao mosquito; nesta semana agentes municipais percorrem as regiões do Jd. Interlagos e Jd. Nova América com ações de busca ativa e nebulização

Sabe aquelas embalagens plásticas de comida que você deixou largadas no seu quintal? É bom você recolhê-las! Essas embalagens, aparentemente inofensivas, podem acumular água parada, e assim servir de criadouros do Aedes aegypti. É em água parada que a fêmea do mosquito deposita os ovos que darão origem a mais mosquitos. A Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação para os moradores colaborarem no combate ao Aedes aegypti. Um atitude simples é fazer o descarte correto dessas embalagens plásticas e não deixá-las acumuladas em quintais ou área externas. A Prefeitura continua a fazer a parte dela com ações de eliminação do inseto. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza ação casa a casa no Jardim Interlagos e nebulização no Jardim Nova América. As ações são feitas em regiões onde houve notificações de casos positivos de Dengue.

A Prefeitura reforça para a população que o descarte correto de embalagens plásticas e de outros tipos de materiais descartáveis deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK

O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, salienta que os moradores também devem ficar atentos e evitar o acúmulo de água parada em outros tipos de objetos, tais como vasos de plantas, baldes, tambores, entre outros.

Na ação casa a casa, os agentes da UVZ fazem a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Os agentes utilizam equipamentos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos. Durante esse período, os agentes solicitam para que os moradores fiquem fora de suas casas. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas.

Em razão de problemas técnicos no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde, e administrado em âmbito regional pelo GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica), órgão do governo do Estado, a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, informa que nas últimas semanas não tem conseguido atualizar os dados de casos notificados de arboviroses no município.