Você está com algum sintoma de Dengue? Então, procure a UBS mais próxima de sua casa

Nesta semana, Prefeitura de Hortolândia realiza ações de combate ao Aedes aegypti nas regiões do Jd. São Sebastião e Jd. Boa Esperança

Você está com febre, náusea e dores no corpo? Se sim, você pode ter contraído Dengue. Portanto, vá até a sua UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora. A Prefeitura de Hortolândia reforça a importância da população fazer isso a fim de receber atendimento adequado e possibilitar que seja feita a notificação correta do caso. Para combater o Aedes aegypti, o município continua a realizar busca ativa e nebulização. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza busca ativa no Jardim São Sebastião e nebulização no Jardim Boa Esperança.

A Secretaria de Saúde salienta que Dengue, Chikungunya e Zika podem provocar complicações mais graves, caso não sejam devidamente tratadas. Além de febre, náusea e dores no corpo, os outros sintomas de Dengue são dor de cabeça e na parte atrás dos olhos, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo e vômito. Dores nas articulações que persistem por dias são o sintoma principal de Chikungunya. Já os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e olhos, neste último sem formação de pus.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 1.326 casos notificados de Dengue, dos quais 111 positivos. e nenhum óbito. Já de Chikungunya são seis casos notificados, dos quais quatro negativos e dois aguardam resultado. Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Chikungunya e Zika.

Na ação casa a casa, os agentes da UVZ fazem a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Os agentes utilizam equipamentos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos. Durante esse período, os agentes solicitam para que os moradores fiquem fora de suas casas. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas.

A UVZ reforça para que a população faça sua parte e colabore para evitar a reprodução do Aedes aegypti. Os moradores podem ajudar com tarefas simples, como recolher e fazer o descarte correto de pneus velhos, garrafas, embalagens plásticas, dentre outros objetos que possam acumular água parada. É em água parada que a fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos que darão origem a mais mosquitos. O descarte desses objeto deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.