População deve evitar circulação do Aedes aegypti durante período diurno

Prefeitura de Hortolândia realiza nesta semana busca ativa no Jd. Everest e nebulização no Jd. Nova América

Você sabia que mesmo no outono, estação marcada pelo tempo mais frio, o Aedes aegypti continua ativo durante o dia? Portanto, é importante que a população se mantenha alerta para evitar a circulação do mosquito. A Prefeitura de Hortolândia segue com ações de combate ao inseto. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza casa a casa no Jardim Everest e nebulização no Jardim Nova América. As ações são feitas em regiões onde houve notificações de casos positivos de Dengue.

De acordo com o veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, o Aedes aegypti continua a se proliferar durante o período diurno, por isso os moradores devem fazer sua parte e ajudar a eliminá-lo. “Apesar de termos manhãs mais frias no outono, ao longo do dia a temperatura se eleva, e assim a atividade do mosquito se mantém alta nesse período mais quente”, alerta Cardoso.

Para evitar a reprodução do mosquito, o veterinário reforça para que a população adote medidas simples, como recolher e fazer o descarte correto de pneus velhos, garrafas, embalagens plásticas, dentre outros objetos que possam acumular água parada. É em água parada que a fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos que darão origem a mais mosquitos. O descarte desses objeto deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs pode ser conferida no site da Prefeitura, neste LINK

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 1.326 casos notificados de Dengue, dos quais 111 positivos. e nenhum óbito. Já de Chikungunya são seis casos notificados, dos quais quatro negativos e dois aguardam resultado. Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Chikungunya e Zika.

ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS

Na ação casa a casa, os agentes fazem a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Os agentes utilizam equipamentos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos. Durante esse período, os agentes solicitam para que os moradores fiquem fora de suas casas. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas.

CAMPANHA EPTV

Hortolândia participou da campanha regional de combate ao Aedes aegypti promovida pela emissora EPTV, no sábado (29/04). O agentes da Prefeitura realizaram casa a casa na região do Jardim Campos Verdes. De acordo com a UVZ, foram visitados 1.818 imóveis nos bairros Jardim Campos Verdes e Jardim Nova Alvorada.

O município reforça o combate ao Aedes aegypti com ações de capacitação para profissionais de saúde. A Prefeitura promoveu uma formação para 40 servidores das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) sobre arboviroses e protocolo de atendimento para pacientes com sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya. Caso o morador apresente algum dos sintomas dessas doenças, a Prefeitura reforça para que ele procure a UBS mais próxima de sua residência ou de referência para que seja feita a correta notificação do caso.