Agentes da Prefeitura de Hortolândia fazem trabalho educativo sobre Aedes aegypti com moradores

Equipes dão orientações para população durante ações de busca ativa e nebulização para eliminar o mosquito

Você ainda não sabe como evitar a proliferação do Aedes aegypti? Então, tire as dúvidas com os agentes da Prefeitura de Hortolândia. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, continua a percorrer a cidade para combater o mosquito. As equipes fazem casa a casa no Jardim Santana e nebulização no Jardim Nova América.

O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, explica que durante as ações é feito trabalho educativo com os moradores. “Os agentes dão orientações sobre como eliminar os criadouros do mosquito, evitar deixar água parada, manter quintais e áreas externas limpos e organizados. Se caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, é importante que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de sua referência ou mais próxima de onde mora”, alerta Cardoso.

Para receber as orientações, o veterinário reforça que a população deve permitir a entrada dos agentes em suas casas para executar as ações de combate ao Aedes aegypti. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta os moradores para que fiquem atentos contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar as ações. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode ligar para a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Na ação casa a casa, os agentes fazem a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Os agentes utilizam equipamentos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos. Durante esse período, os agentes solicitam para que os moradores fiquem fora de suas casas. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 1.326 casos notificados de Dengue, dos quais 111 positivos. e nenhum óbito. Já de Chikungunya são seis casos notificados, dos quais quatro negativos e dois aguardam resultado. Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Chikungunya e Zika.