Hortolândia recebe apoio do Estado no combate ao Aedes aegypti

Nesta semana, a Prefeitura recebe apoio de equipe estadual na busca ativa de criadouros do mosquito nas regiões do Jd. Nossa Senhora de Fátima e Chácaras Fazenda Coelho

Hortolândia recebe apoio importante no combate ao Aedes aegypti. Nesta semana, uma equipe do governo do Estado realiza visita casa a casa nas regiões do Jardim Nossa Senhora de Fátima e Chácaras Fazenda Coelho. Além do reforço dos agentes estaduais, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, continua com as ações contra o Aedes aegypti. Nesta semana, as equipes do município percorrem o Jardim Amanda para realizar casa a casa e nebulização.

“Reforçamos que as ações de busca ativa e nebulização são feitas em locais onde houve notificações de casos positivos de Dengue. Para a atuação da equipe do governo do Estado, que nos ofereceu esse apoio, delimitamos as áreas no Jardim Nossa Senhora de Fátima e nas Chácaras Fazenda Coelho que também registraram casos positivos”, explica o veterinário do orgão, Evandro Alves Cardoso.

Na ação casa a casa, os agentes fazem a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Os agentes utilizam equipamentos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos. Durante esse período, os agentes solicitam para que os moradores fiquem fora de suas casas. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas.

APOIO DA POPULAÇÃO

A Prefeitura de Hortolândia reforça que também precisa contar com o apoio da população no combate ao Aedes aegypti. A UVZ reforça para que os moradores recolham e faça o descarte correto de pneus velhos, garrafas, embalagens plásticas, dentre outros objetos recicláveis que possam acumular água parada. É em água parada que a fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos que darão origem a mais mosquitos. O descarte desses objeto deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs pode ser conferida no site da Prefeitura, neste LINK

Caso o morador apresente algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Vigilância Epidemiológica orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência ou de referência para que seja feita a correta notificação do caso.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano, 1.107 casos notificados de Dengue, dos quais 78 positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são seis casos notificados, dos quais quatro negativos e dois aguardam resultado. Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Chikungunya e Zika.