Hortolândia comemora Dia da Luta Antimanicomial com roda de conversa

Atividade foi ministrada para profisssionais da rede municipal de saúde, nesta quarta-feira (10/05)

Quem sofre de transtornos mentais requer cuidados especializados e humanizados. E assim como qualquer paciente, tem o direito de receber tratamento em liberdade. Para sempre lembrar essa importante questão, a Prefeitura de Hortolândia promoveu uma roda de conversa sobre saúde mental, nesta quarta-feira (10/05). A atividade marcou o Dia da Luta Antimanicomial. Participaram da atividade 50 profissionais da rede municipal de saúde.

A roda de conversa traçou um panorama histórico sobre a evolução do tratamento de saúde mental no Brasil. Dentro desse contexto, também foi abordada a luta antimanicomial. Também foi mostrado como é realizado o atendimento de saúde mental no município, que conta com três CAPs (Centros de Atenção Psicossocial), órgãos vinculados à Secretaria de Saúde.

Dia da Luta Antimanicomial

A Luta Antimanicomial é lembrada anualmente no dia 18 de maio, data cuja origem foi a partir do Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em Bauru, em 1987. O evento contou com a participação de mais de 350 pessoas da área de saúde mental em busca de uma experiência de desinstitucionalização da psiquiatria.

Até então, o tratamento psiquiátrico se concentrava em internações hospitalares. Como resultado desta e de outras mobilizações, a Reforma Psiquiátrica foi aprovada por meio da Lei Federal 10.216, em 2001. Com a lei, o atendimento a pacientes com transtornos mentais passou a ser acompanhado por uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários onde cada paciente tem a vida livre, participando de atividades terapêuticas e de reabilitação, sempre acompanhados da família.