Prefeitura realiza live de lançamento do acervo virtual do Centro de Memória, nesta terça-feira (02/05)

Evento nesta terça-feira (02/05) contará com as participações do prefeito Zezé Gomes e de moradores tradicionais da cidade

Hortolândia é uma cidade jovem que já tem muita história. A população vai poder conhecer a história do município na internet. Nesta terça-feira (02/05), a Prefeitura lança o acervo virtual do Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior. O lançamento será com uma live, às 19h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. A ação integra a programação comemorativa dos 32 anos de emancipação política de Hortolândia.

A Secretaria de Cultura iniciou o processo de digitalização do acervo do Centro de Memória. Uma parte do material já digitalizado está disponível em um site que poderá ser acessado pelo público. O endereço do site será divulgado no dia da live. O Centro de Memória, órgão da Secretaria de Cultura, guarda um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, que estão agrupados em várias salas. O centro proporciona uma viagem no tempo para os visitantes, que têm a oportunidade de conhecer a história de Hortolândia. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O centro está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.

De acordo com o agente da Secretaria de Cultura, Paulo Germano, o site disponibilizará inicialmente em torno de 3.000 fotos. São imagens de alguns dos bairros da cidade, indústrias, obras públicas, parques e praças, eventos esportivos e culturais, entre outros temas e locais. Uma das fotos disponibilizadas no site é a que ilustra esta matéria. A imagem mostra o então jovem Leovigildo Duarte Junior, que dá nome ao Centro de Memória. Na foto, ele é o jovem que segura a bandeira.

Germano explica que a meta é digitalizar todo o acervo do Centro de Memória. Conforme os materiais forem sendo digitalizados, eles serão disponibilizados no site. “Com o lançamento do acervo digital, a Prefeitura democratiza o acesso da população ao material guardado pelo Centro de Memória. O acervo virtual será uma importante fonte de consulta para ajudar alunos e pesquisadores a realizar trabalhos sobre o município e sua história”, destaca o agente.

Germano ainda salienta que a população poderá ajudar na atualização do site com a doação de fotos, vídeos, documentos e outros tipos de materiais relacionados à história da cidade. A equipe do Centro de Memória fará a análise e a avaliação do material recebido. Quem não quiser fazer a doação, poderá emprestar o material para que seja feita uma cópia.

DEBATE

A live também fará um debate sobre a importância da preservação da memória e da história de Hortolândia, com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e de dois moradores tradicionais do município, Chico Galo e Mauro Basso. Haverá ainda a participação de uma convidada supresa.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, salienta que o acervo virtual possibilita os moradores terem acesso à história da cidade. “Damos mais um passo em direção de ampliar o acesso da população à construção da memória de nossa cidade. O Centro de Memória se moderniza e quem ganha é o nosso cidadão”, destaca o secretário.