Moradores aprovam melhorias na praça do Parque Ortolândia

Prefeitura reinaugurou o espaço na tarde desta segunda-feira (29/05)

O jovem Samuel, de 18 anos, e seus amigos foram os primeiros a usufruir as benfeitorias feitas pela Prefeitura de Hortolândia na praça Vereador José Costa Camargo, no Parque Ortolândia. O espaço foi reinaugurado na tarde desta segunda-feira (29/05). Participaram da cerimônia o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, os secretários de Obras, Sergio Torrecilas, e de Governo, Carlo Augusto César “Cafu”, e a ex-deputada estadual Damaris Moura. A inauguração integrou a programação comemorativa dos 32 anos de emancipação política do município.

O grande destaque foi a entrega da nova quadra poliesportiva, construída ao lado da quadra de basquete que já há na praça. De acordo com a Secretaria de Obras, a quadra atual recebeu reforma da arquibacanda, polimento e pintura do piso. Além disso, a quadra ganhou o nome Francisco de Matos Fernandes (Sr. Chiquinho), em homenagem a um antigo morador do bairro.

“Ele era uma pessoa muito querida por todos. Tinha um estabelecimento comercial conhecido aqui no bairro”, conta o morador Dario Lourenço Ruis, que participou ativamente das tratativas para solicitar melhorias na praça junto à Prefeitura.

Já do outro lado da praça, a Prefeitura cercou o playground com alambrado para garantir mais segurança. E para alegria das crianças, foram colocados no espaço novos brinquedos de madeira (duas balanças, quatro gangorras e um escorregador). Já para quem gosta de se exercitar, foram instalados dez novos equipamentos na academia ao ar livre. A reforma da praça foi feita com recursos oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada estadual Damaris Moura, que esteve presente no evento.

Samuel e seus amigos aprovaram as melhorias feitas. “Ficou legal a pintura nova na quadra de basquete! Antes, a pintura estava apagada. Nem dava para ver”, elogiou o morador, que frequenta o local diariamente para jogar baquete com uma turma de 15 amigos.

PERTENCIMENTO

O prefeito Zezé Gomes destacou o morador Dario Lourenço Ruis como exemplo da importância da participação popular para solicitar melhorias no local onde moram. “O Dario e a comunidade aqui do Parque Ortolândia são muito atuantes. Tem mais pessoas assim também atuantes em outros bairros da cidade. A Prefeitura está implantando uma mudança, um novo conceito para reeducar o povo. Essa praça é da comunidade. Cada morador tem que nos ajudar a cuidar da cidade. É o sentimento de pertencimento de cada pessoa para com o município”, salientou Zezé. O prefeito também anunciou que em breve o Jardim Residencial Firenze terá uma praça.

O secretário de Obras, Sergio Torrecilas, também ressaltou que, além de ocupar os espaços públicos, a população deve fazer sua parte para cuidar da cidade. “A Prefeitura tem feito um esforço para conscientizar a população sobre o hábito de manter os espaços públicos limpos e conservados. É o efeito ‘Metrô’. Quando a pessoa entra no Metrô e vê que é um serviço com muita limpeza, ela fica com vergonha de jogar papel no chão”, explicou o secretário.

O secretário de Governo, Carlos Augusto Cesar “Cafu”, também destacou o trabalho educativo da Prefeitura. “Há mudanças acontecendo na cidade. Algumas delas são visíveis, como é o caso das obras. Tem ações que não são visíveis. A Prefeitura planeja o futuro da cidade. O planejamento não é só com obras. Mas também com um olhar diferenciado para as pessoas mais necessitadas. Por isso, a Prefeitura tem feito um trabalho para educar as pessoas para que se apropriem dos espaços públicos e os mantenha conservados”, destacou o secretário.

Participar da reinauguração da praça proporcionou uma grande satisfação para Damaris Moura. “Eu gosto de participar de inaugurações para ver como foram aplicados os recursos. Para mim é uma alegria estar aqui. Andei por Hortolândia e vi como a cidade está cuidadosamente bem zelada”, elogiou a ex-parlamentar.