Agora é possível denunciar via Whatsapp casos de violência contra a mulher

O serviço “Ligue 180”, do Governo Federal, passa a ter canal exclusivo de atendimento por aplicativo

Agora está ainda mais fácil denunciar casos de violência contra a mulher no Brasil. Além do serviço telefônico gratuito de orientação e encaminhamento de denúncias deste tipo, o “Ligue 180”, o Governo Federal disponibilizou, a partir da última quarta-feira (04/04), um canal exclusivo de atendimento por WhatsApp. A ação é fruto de parceria entre o Executivo, por meio do Ministério das Mulheres, e a empresa responsável pelo aplicativo.

Para adicionar o “Ligue 180” no WhatsApp, basta enviar mensagem para o número (61) 9610-0180, ou clicar neste link ou ainda mirar a câmera do celular no QR Code em anexo.

Neste canal, o atendimento é feito por uma atendente virtual chamada “Pagu”, nome que homenageia Patrícia Galvão, jornalista, escritora, ativista política, defensora dos direitos femininos e integrante do movimento modernista brasileiro. Segundo o site do Ministério das Mulheres, no primeiro contato, além das opções de ajuda, é possível acionar, a qualquer momento, uma atendente da Central.

Para a coordenadora do “Ligue 180” no Ministério das Mulheres, Ellen Costa, "o novo canal torna o Ligue 180 ainda mais acessível às mulheres, que passam a contar com informações e orientações sobre direitos e serviços, e também com a possibilidade de fazer denúncias, agora por mensagens, além das ligações por telefone. A coleta de dados em um canal específico também vai contribuir para que o governo tenha dimensão mais precisa do cenário”, afirma.

A assistente social Josefa Teixeira, coordenadora do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”, órgão vinculado ao Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo da Prefeitura de Hortolândia, vê a nova ferramenta como uma conquista importante, tanto para as mulheres que vivenciam situação de violência e relacionamentos abusivos, como para quem, no anonimato, pode usar este serviço para apoiar quem passa por este tipo de situação.

“É muito importante este canal no WhatsApp. A mulher tem ali, na palma da mão, uma ferramenta não só para pedir ajuda, apoio e orientação, mas também para relatar outros casos de violência, que outra mulher vivencia. É mais um canal de pedido de socorro”, ressalta ela.

Josefa alerta, no entanto, que, em caso de risco iminente de morte, é preciso acionar outros canais, como o 190, da Polícia Militar, ou o 153, da Guarda Municipal. Em Hortolândia, há também o (19) 97171-5655, que funciona 24h para atender as mulheres, com medida protetiva ou não, que buscam informações sobre a Lei Maria da Penha.

SERVIÇO:

“Ligue 180” - Central de Atendimento à Mulher

Seja por telefone ou por WhatsApp, o serviço é gratuito, funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.