Decreto torna Quinta-feira Santa (06/04) ponto facultativo em Hortolândia

Segurança pública, emergência em saúde, coleta de resíduos e outros serviços essenciais serão mantidos, em regime de plantão, na cidade, durante feriadão de Páscoa

Em Hortolândia, a Quinta-feira Santa (06/04) será ponto facultativo, emendando com a Sexta-feira da Paixão (07/04), o Sábado de Aleluia (08/04) e o Domingo de Páscoa (09/04). É o que estabelece o decreto 5.204, de 30 de março deste ano, publicado pela Prefeitura na edição 1819 do Diário Oficial Eletrônico do Município. Isso significa que o expediente nos órgãos municipais, como escolas, Cadastro Único, CRAS (Centro de Referência de Assistência e a própria sede do Executivo Municipal, o Paço “Palácio das Águas”, se encerra nesta quarta (05/04), sendo retomado na segunda-feira (10/04), no horário habitual e cada repartição.

Como de costume, a Administração Municipal prestará os serviços essenciais, em regime de plantão. É o caso dos Conselhos Tutelares, do atendimento de saúde e bem-estar animal, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), das UPAS-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e do Hospital Municipal, bem como da segurança pública (Defesa Civil e Guarda Municipal) (veja abaixo).

Do mesmo modo, na quinta e na sexta (06 e 07/04), a coleta diária de resíduos sólidos domiciliares, o chamado “lixo doméstico”, será mantida, parando no domingo (09/04). A “coleta seletiva”, ou seja, a coleta e o transporte de resíduos recicláveis, porta a porta, será feita normalmente no dia de ponto facultativo e no feriado. Também será feita a coleta nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária) diariamente, menos no domingo (09/04). No entanto, a varrição e nova coleta mecanizada param na Sexta-feira Santa (07/04).

Os 13 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) existentes, agora integralmente gerenciados pela Secretaria de Serviços Urbanos, estarão abertos para coletar resíduos: Jd. Santiago, Pq. Orestes Ôngaro, J. Nova Alvorada, Jd. Auxiliadora, Jd. Interlagos, Pq. Gabriel, Jd. Adelaide, Vila Real, Jd. Amanda, Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima, Jd. Santa Esmeralda e Jd. São Sebastião, funcionarão normalmente em todos os dias da Páscoa, incluindo o domingo (09/04).

Veja alguns serviços que param no feriadão de Páscoa:

• Setor de Protocolo Geral, no térreo do Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro

• HORTOFÁCIL, central de serviços municipais localizada na Vila São Francisco

• Viveiro Municipal, no Adventista Campineiro

• UBSs (Unidades Básicas de Saúde)

• CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

• CCS (Centro de Convivência Social)

• CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

• Cadastro Único

Confira abaixo os telefones dos serviços de plantão:

• Conselho Tutelar II - (19) 99979-9903 (bairros da região do Jd. Amanda e Jd. Novo Ângulo)

• Conselho Tutelar I - (19) 99785-2442 (demais bairros)