Hortolândia inicia imunização com vacina bivalente para gestantes e puérperas, nesta segunda-feira (20/03)

A vacinação é feita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde); também começam a ser imunizados profissionais de saúde e portadores de deficiência permanente a partir de 12 anos

Agora é a vez das mamães reforçarem a proteção contra a COVID-19. A Prefeitura de Hortolândia inicia a imunização com a vacina bivalente da Pfizer para gestantes, puérperas, profissionais de saúde (redes pública e particular) e portadores de deficiência permanente com idade a partir de 12 anos, nesta segunda-feira (20/03). O município segue o cronograma determinado pelo governo do Estado. A vacinação é feita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Confira os dias e os horários de vacinação das unidades neste LINK. A Prefeitura reforça que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, nas unidades de saúde durante a vacinação.

As gestantes e as puérperas estão aptas a receber a vacina bivalente desde que tenham cumprido o intervalo de quatro meses após ter recebido a última dose de reforço ou finalizado o esquema primário. Para receber a vacina, é necessário apresentar o comprovante de vacinação. Se caso a gestante ou a puérpera tenham esquecido ou perdido o comprovante, basta apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, alerta sobre a importância, em especial para as gestantes, da dose de reforço. “Com a vacina bivalente, as mamães criam anticorpos que vão proteger o bebê durante os seis primeiros meses de vida”, explica Ana Paula.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o momento o município aplicou 3.800 doses da vacina bivalente. A Prefeitura lembra ainda que a  imunização com a vacina bivalente continua durante a semana nas UBSs para idosos de 60 anos e imunossuprimidos.A Secretaria de Saúde salienta que a vacina bivalente é segura e capaz de reforçar a imunidade da pessoa e oferecer proteção contra a cepa original do Coronavírus e as subvariantes Ômicron.