Gestantes de Hortolândia recebem kits maternidade do Programa Cuidar

Desde que foi lançado, ação social da Prefeitura contabiliza entrega de cerca de 2.800 kits

Garantir a oferta de itens essenciais para as mamães e para os bebês recém-nascidos. É com essa missão que a Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta quarta-feira (24/04), mais uma entrega de kits maternidade do Programa Cuidar, ação intersetorial idealizada pelo Fundo Social e pelas Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde. A cerimônia de entrega dos 168 kits maternidade reuniu gestantes, familiares, secretários municipais e o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, no Centro Pastoral “Dom Bruno Gamberini”, na Vila Real.

O chefe do Executivo Municipal, Zezé Gomes, destacou o caráter global do programa. “Este é um projeto que tem um significado muito especial, pois nos permite entrar nas casas das pessoas e acolher as gestantes neste momento tão especial. Estamos alcançando a marca de quase 3 mil kits entregues, o que é muito gratificante. É importante que as mamães saibam que, além desses kits, podem contar com os diversos serviços oferecidos pela Prefeitura, como a oferta de empregos impulsionada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os cuidados e orientações da Secretaria de Saúde e a oferta de vagas nas creches para as crianças”, declarou Zezé Gomes, ao relembrar a recente inauguração de quatro creches para crianças de 0 a 3 anos e projetar a entrega de mais quatro unidades de ensino nos próximos meses.

O Programa Cuidar foi lançado em outubro de 2022, quando o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia se reuniu com as Secretarias de Saúde, de Educação e de Inclusão e Desenvolvimento Social a fim de idealizar uma ação intersetorial que atendesse mulheres a partir da 34ª semana de gestação que realizam o pré-natal na rede municipal de saúde. A presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos, manifesta a emoção em concluir mais uma entrega dos enxovais.

“O dia de entrega dos kits é de imensa satisfação e gratidão para todos que estamos envolvidos neste Programa. O “Cuidar” foi idealizado em 2022 para abraçar e acolher toda a família. Por isso, a cada entrega, nos encantamos por conversar com as gestantes olho a olho e reforçar a existência dos diversos serviços disponíveis na Prefeitura para atender toda a família”, afirma Maria dos Anjos.

Desde que foi lançado, o Programa Cuidar contabiliza a entrega de 2.791 enxovais a gestantes de todas as regiões da cidade. O kit contém itens essenciais para a saída da maternidade, como banheira, mantas, fraldas estampadas, lenços umedecidos, sabonetes líquidos, cremes contra assadura, termômetros, bolsa para as mães, “mijãozinhos” para os bebês e um coletor de leite materno, uma forma de estimular a amamentação.

Francilene Belo foi a gestante escolhida para receber das mãos do prefeito Zezé Gomes a entrega simbólica do primeiro kit maternidade na manhã desta quarta-feira (24/04). “Eu sou mãe solteira, estou desempregada e pago aluguel. Então, a entrega desses kits para saída da maternidade me ajuda muito. Eu achei ótimo”, revela a gestante, que é atendida pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Jd. Amanda.

A cerimônia de entrega dos kits do Programa Cuidar também contou com a presença do secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gerson Ferreira, e do diretor do Departamento de Educação Integral, Ensino Fundamental e EJA (Ensino de Jovens e Adultos), José Luís Menegoro, que apresentou às gestantes a possibilidade de concluir o Ensino Fundamental ou Médio em algum dos quatro polos que oferecem aulas nesta modalidade.

Consulte mais imagens da entrega dos kits do Programa Cuidar clicando neste LINK.