Conferência Municipal de Saúde reúne mais de 100 participantes

Evento realizado pela Prefeitura, no sábado (04/03), definiu propostas que serão apresentadas na conferência regional, em abril

A população deu exemplo de cidadania ao participar em número expressivo da 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no sábado (04/03), pela Prefeitura de Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Saúde, o evento contou com a participação de 120 pessoas. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes também esteve presente.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo da conferência é avaliar e apresentar propostas, que são discutidas pelos participantes, para melhorar o sistema público de saúde. O evento foi aberto para a população e contou também com participação de trabalhadores e gestores da saúde, e dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde.

O prefeito Zezé Gomes destacou a importância do evento para tornar os serviços de saúde cada vez mais humanizados. “Profissionais da saúde e a comunidade se reúnem aqui na conferência para discutir políticas públicas em busca de uma rede municipal mais forte, e que possa avançar nos trabalhos de humanização nos atendimentos. Há cada ano que passa, estamos evoluindo. Um bom exemplo é o Hospital Municipal, que passa por um grande processo de modernização. O tomógrafo já é realidade. Juntos, poder público e comunidade, vamos garantir um sistema de saúde com mais qualidade para todos”, salientou o prefeito.

O tema da conferência deste ano foi “Garantir direitos e defender o SUS (Sistema Único de Saúde), a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. As discussões foram em torno de quatro eixos temáticos: I – “O Brasil que temos e o Brasil que queremos”; II – “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; III – “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

PALESTRA

No período da manhã, a conferência teve uma palestra sobre os quatro eixos temáticos. A atividade foi ministrada pela assessora do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde)/SP, Aparecida Pimenta.

A diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Cilene Mantuan, ressalta que a palestra foi importante para nortear as discussões sobre as propostas, que foram realizadas no período da tarde. “Os participantes gostaram muito. A palestra foi muito esclarecedora. Além dos eixos temáticos, a dra. Aparecida Pimenta fez uma explanação sobre o SUS (Sistema Único de Saúde)”, destaca Cilene. As propostas apresentadas e aprovadas serão levadas para a conferência regional, programada para ser realizada em abril. No evento também foi feita a escolha e a votação dos delegados que participarão da conferência regional.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Darci Pinheiro de Oliveira, ressalta que o evento foi produtivo. “Tivemos um evento de qualidade. O público participante construiu novas propostas em todos os eixos temáticos, sempre focadas na questão da humanização da saúde”, destaca Darci.