Conferência Municipal de Segurança Alimentar é nesta quarta (05/07)

Participação da população é importante para fortalecimento das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional

Com o tema "Participação cidadã e soberania na construção da política de segurança alimentar", acontece, nesta quarta-feira (05/07), a III+1 Conferência Municipal de Segurança Alimentar. O evento começa às 14h, no auditório do Câmpus Hortolândia do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), localizado na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1896, na Vila São Pedro.

Promovida pelo Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Hortolândia), com o apoio da Prefeitura, a Conferência Municipal deste ano é uma etapa da VI Conferência Nacional de Segurança Alimentar e dará continuidade à discussão iniciada em 2022 (confira aqui). A ideia é engajar a sociedade e fomentar a apresentação de propostas que fortaleçam a segurança alimentar e nutricional no Brasil.

De acordo com o Departamento de Segurança Alimentar, delegados que representarão Hortolândia na etapa regional da conferência serão eleitos durante o evento. Daí a participação ativa da sociedade ser fundamental para o município trabalhar em conjunto com as demais esferas, fortalecendo as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional. As propostas referendadas serão redigidas e direcionadas para a Conferência Regional, por meio dos delegados eleitos. Caso os representantes municipais sejam eleitos na etapa da Conferência Regional, serão delegados para a Conferência Estadual, podendo representar o município na etapa Nacional. A 6° Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional acontecerá em dezembro, enfocando o tema "Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.

Quem ainda não se inscreveu para o evento ainda pode fazer isso. Basta acessar este link. Também é possível participar da Conferência com a realização da inscrição no dia do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3845-6630. Haverá emissão de certificado aos participantes. O evento também será transmitido online pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube.

Conselho Municipal de Segurança Alimentar

O Comsea está regulamentado pela Lei Municipal nº 3.890, de 17 de novembro de 2021, e é composto por 12 membros titulares e 12 membros suplentes, sendo dois terços representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais.

Ainda segundo o Departamento de Segurança Alimentar, a Conferência Municipal é um espaço democrático, aberto pelo Comsea, com o apoio do Departamento e articulado com a sociedade, para que todos possam participar na elaboração e avaliação de políticas públicas para a área.

Desde o ano de 2007, o município tem participado ativamente, por meio da Conferência Regional, de todas as edições da Conferência Nacional. Além disso, em 2011, o município realizou sua 1ª Conferência Municipal e, nos anos de 2011 e 2015, participou, com representantes, de todas as etapas (3ª, 4ª e 5ª) das Conferências promovidas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar.

No ano passado, Hortolândia realizou duas pré-conferências e uma Conferência Municipal. Neste ano, a partir das orientações do Comsea Nacional, será realizada a "III+1" Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Hortolândia.

“A participação de Hortolândia nas conferências anteriores só reforça o nível de engajamento e desenvolvimento da Política de Segurança Alimentar no município e toda a referência que é para outras cidades. Neste ano, a expectativa é fortalecer nosso debate interno e que possamos partilhar nossas experiências e levar nossas propostas em todas as etapas desse importante evento”, ressalta a Diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.

SERVIÇO:

III+1 Conferência Municipal de Segurança Alimentar

Data: 05/07/2023, quarta-feira

Locais:

Participação remota - canal da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube

Participação presencial - auditório do Câmpus Hortolândia do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), localizado na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1896, na Vila São Pedro